Foto Eduardo Montecino/OCP News

Foto Eduardo Montecino/OCP News

 

A programação do “Cidade das Guirlandas – Seu Natal é Aqui”, estava programada para iniciar nesta sexta-feira (9), mas devido às condições climáticas de chuva, foi transferida para o dia 30 de novembro.

A abertura oficial ocorre no dia 30 de novembro, às 20 horas, com a chegada do Papai Noel na Praça Central e apresentações especiais.

Embora em 2017 o título de “cidade das guirlandas” estivesse sendo fortalecido, ele foi instituído oficialmente neste ano e para fazer jus ao título, o município, em parceria com a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), a Câmara de Vereadores e a Aciag (Associação Empresarial de Guaramirim), investiu na decoração, que começou a ser instalada na última terça-feira (6).

Foto Arquivo OCP News

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Turismo, Rodrigo Ademir da Silva, o projeto tem como objetivo motivar os moradores e empresários a participar, decorando casas, comércios e empresas.

“Guaramirim tem uma localização estratégica entre as principais cidades do Norte Catarinense, tornar a guirlanda o símbolo principal pode potencializar o que Guaramirim tem de melhor e fazer com que as pessoas consumam aqui”, afirma.

Decoração oficial

A decoração natalina de Guaramirim terá três grandes guirlandas, de 2,5 metros nos trevos de acesso e uma de quatro metros na Praça Central.

Além delas, haverá luzes, enfeites natalinos e quatro árvores de Natal. A guirlanda central, inclusive, tem uma curiosidade: deve crescer um metro a cada ano.

Neste Natal, serão cerca de 90 guirlandas espalhadas, superando as 50 de 2017. Silva destaca que os enfeites foram adquiridos pelos próprios comerciantes que abraçaram o projeto.

Da Silva destaca que já tem sentido a movimentação dos moradores para a decoração das casas e comércios.

“A gente tem sentido muito forte nas escolas, se preparando muito com guirlandas nas aulas de arte. As escolas têm tomado isso pra si, as casas estão começando a serem decoradas e podemos sentir isso até pelos próprios artesãos que estão tendo uma demanda maior no tema guirlanda, no comércio de decoração”, avalia.

O secretário afirma que ainda não há previsão para o investimento que será realizado neste ano, mas garante que a parceria minimiza o impacto nos cofres públicos.

Em 2017, o investimento por parte da Prefeitura girou em torno de R$ 80 mil. A estimativa é de que pelo menos 30 mil pessoas participem dos eventos durante o mês de programação.

Programação

9 de novembro - 20h

  • Apresentação da Orquestra do Instituto Federal de Santa Catarina - Campus Jaraguá do Sul e Coral do Centro de Cultura Alemã de Jaraguá do Sul, todos sob a regência da Maestrina Denise Mohr.

30 de novembro - 20h

  • Abertura do Cidade das Guirlandas - Seu Natal é Aqui;
  • Chegada do Papai Noel;
  • Apresentação do show do Natal Encantado, da Trupe do Bartholo.

7 de dezembro - 20h

  • Auto de Natal apresentado pela Apae de Guaramirim, Escola Padre Mathias e Urbano Teixeira da Fonseca.

8 de dezembro - 20h

  • Apresentações dos alunos da Casa da Cultura.

14 de dezembro - 20h

  • Show de Corais.

Casa do Papai Noel

A visitação na Casa do Papai Noel, na rua Gerônimo Corrêa, poderá ser feita no dia 30 e nos finais de semana dos dias 1, 2, 7, 8 e 9 de dezembro, das 19 às 22 horas. Já entre os dias 13 a 23, o local estará aberto diariamente

Feira de Artesanato

Realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, a iniciativa reúne diversos produtores locais na Praça Central. A feirinha ocorre nos dias 10 de novembro e 8 de dezembro, das 8h às 17 horas

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?