Guaramirim implanta cadastro online para os CEIs municipais

O Living Lab Florianópolis vai até o final de julho deste ano | Foto Ilustrativa/SBGG-SP

Por: Elissandro Sutil

18/10/2018 - 09:10 - Atualizada em: 18/10/2018 - 10:15

Guaramirim dá mais um passo em direção a tecnologia com a implantação do cadastro online para os centros de educação infantil (CEIs) municipais.

Por meio de novas ferramentas, a Prefeitura busca desburocratizar os processos e facilitar a gestão e o atendimento. O cadastro via internet vem ao encontro de gerações cada vez mais digitais.

Conforme a secretária de Educação, Marja Rebelato, o procedimento para pleitear vaga nas creches para os filhos até então era cansativo e não dava ao município a real dimensão da demanda.

Secretária destaca que o cadastro online dará mais transparência ao serviço | Foto: Heloísa Jahn/PMG

Ela explica que os pais se dirigiam até o centro infantil escolhido para se cadastrar, onde recebiam um comprovante de que estavam na lista. Tudo era feito manualmente.

“Se quisessem se cadastrar em outro CEI, eles repetiam o processo. O resultado disso é que era preciso recorrer a todos esses locais e, muitas vezes, acabavam inscritos em cinco locais diferentes”, aponta.

Sem filas

Agora, com o cadastro único, os pais vão poder acompanhar toda a movimentação online. A Secretaria fará atualização da lista mensalmente, mostrando onde surgiram vagas e onde já estão preenchidas. O cadastro estará disponível a parti de 29 de outubro.

A ferramenta foi desenvolvida pela equipe pedagógica da Educação, junto à equipe de informática. Para isso, foram feitas pesquisas e visitas ao município de Barra Velha, onde o programa já está implantado.

“Ninguém tem mais tempo de ficar na fila de espera e transitando de um local para outro em busca de vaga. Estamos utilizando a tecnologia a serviço de todos e fazendo um trabalho mais transparente, que é o nosso objetivo”, ressalta a secretária.

Menos burocracia

Dar agilidade aos serviços utilizando a tecnologia como importante aliada é uma das metas da administração de Guaramirim.

Além do cadastro online para os CEIs, o secretário de Planejamento, Jiuvani Assis Assing, cita o programa “e-aprove Obras”, um desdobramento do SMPD (Sistema Municipal de Protocolo Digital) e um passo a mais para o Alvará 24 horas, que busca a modernização no atendimento de serviços relacionados ao licenciamento de obras.

Assing também destaca o cadastro multifinalitário, que concentra o processo de referenciamento geográfico e atualmente está funcionando internamente, mas que em breve será disponível à comunidade.

“O munícipe terá acesso ao seu imóvel, vai poder clicar e gerar as certidões que precisa, ou dar o start ao processo que desejar, sem passar mais pela Prefeitura. Guaramirim vem investindo em tecnologia para qualificar e agilizar o atendimento”, garante Assing.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?