Guaramirim e Massaranduba finalizam, nesta quarta-feira (30), a vacinação contra a gripe. Devido ao feriado nacional de Corpus Christi e ponto facultativo, o serviço público nesses municípios será paralisado até o fim da semana.

Em Jaraguá do Sul e Schroeder, haverá plantão na sexta-feira (1º de junho). Ministério da Saúde não informou a possibilidade de prorrogação da campanha.

Guaramirim já vacinou 83% do público-alvo. O índice se refere a todas as vacinas aplicadas até a última sexta-feira (25). As unidades com sala de vacina trabalham nesta quarta das 7h30 às 11h30 e das 13h às 16h.

AO VIVO: acompanhe a paralisação dos caminhoneiros em SC

Até quarta-feira (29), cerca de 3,3 mil pessoas foram vacinadas em Massaranduba, totalizando 74,2% da meta. A vacinação segue apenas nesta quinta-feira no município e não há informação sobre uma prorrogação.

Em Schroeder, a sala de vacina do centro estará aberta em regime de plantão na sexta, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h. Conforme dados da última semana, o índice de vacinação ainda está em 67,4%. Segundo a técnica de enfermagem responsável pela sala de vacinas do centro, Lúcia Kersten Brumuller, a porcentagem mais baixa está em crianças, professores e gestantes.

A enfermeira ressalta a importância da vacinação, especialmente para esse público.

“As crianças principalmente porque já tem a imunidade mais baixa e convivem em ambientes fechados, apesar que a gente sempre orientar a deixar as salas abertas, a gente acaba deixando os ambientes mais fechados no inverno. É o mesmo caso dos professores. Se uma pessoa tiver o vírus, e a gente sabe que o vírus da gripe se espalha pelo ar, a chance de contágio é maior”, destaca.

Da mesma forma, as gestantes também podem estar em risco ao não se imunizar. “As gestantes é um grupo importantíssimo, pois se contrai qualquer uma dessas gripes pode ser complicações graves e até vir a óbito”, alerta Lúcia.

Jaraguá do Sul manterá vacinação na sexta-feira na Central de Imunização (Posto da Reinoldo Rau). O horário da central será das 7h às 16 horas, sem fechar para o almoço. Segundo o último levantamento da Secretaria de Saúde do município, mais de 28 mil pessoas foram imunizadas, cerca de 76% da meta.

Em Corupá, apesar dos postos permanecerem fechados na quinta e sexta-feira, a informação da assessoria de imprensa é que a vacinação continua na próxima semana. A Secretaria de Saúde estaria alinhando essa possibilidade com a ADR (Agência de Desenvolvimento Regional) de Jaraguá do Sul. O município atingiu mais de 70% da meta.

Quem é o público-alvo?

Integram o grupo prioritário pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos, trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas – além dos funcionários do sistema prisional.

Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes, hipertensão e câncer, além daquelas pessoas que têm outras condições clínicas especiais, também devem se vacinar contra a gripe.

Quer receber as notícias no WhatsApp?  Clique aqui