Guaramirim é destaque em programa da Rede Globo, assista

Por: Elissandro Sutil

02/05/2018 - 13:05 - Atualizada em: 02/05/2018 - 14:03

O município de Guaramirim, no Norte catarinense, ganhou projeção por meio de reportagem exibida em São Paulo. O Instituto Rã-Bugio recebeu equipe da EPTV, afiliada da Rede Globo, no santuário (área protegida) para matéria do programa Terra da Gente.

A exibição ocorreu no último sábado (28), e mostrou o ciclo completo dos anfíbios, com as desovas da rã filomedusa e do sapo-martelo, que leva esse nome porque o som que emite parece um martelo batendo no ferro.


Na reprodução, sapo-martelo constrói pequena lagoa para abrigar os ovos, que depois deve ser inundada para girinos completarem o ciclo | Foto: Divulgação-Instituto Rã-Bugio

Além de contar com as explicações da diretora do projeto Rã-Bugio, Elza Nishimura Woehl, a gravação também registrou a presença de estudantes da EMEF Max Schubert, de Jaraguá do Sul.

Os alunos tiveram oportunidade de fazer contato com os anfíbios e, por meio da educação ambiental, aprender a respeitar os sapos e a natureza.

Eles estavam acompanhados da coordenadora pedagógica da escola, Paula Clarice Scott. Segundo ela, a escola está formando monitores ambientais, capacitados para fazer trabalho na instituição de ensino junto aos demais alunos, pais e visitantes.

O Instituto Rã-bugio para Conservação da Biodiversidade é uma organização não governamental – ONG – ambientalista, entidade sem fins lucrativos, que tem sede em Jaraguá do Sul, SC.


Alunos da região participam de projeto de educação ambiental. Nesta aula, Elza mostra a rã filomedusa às crianças | Foto:Divulgação-Instituto Rã-Bugio

Foi legalmente constituído no dia 5 de abril de 2003 na forma jurídica de “associação”, para institucionalizar o trabalho voluntário do casal Elza e Germano Woehl Junior que, desde 1998, vêm desenvolvendo projetos de educação ambiental na região de Jaraguá do Sul.

Assista a matéria completa aqui.

Leia mais:

Jaraguaense participa de concurso de maquiagem na Europa

Incentivo à leitura: projeto é sucesso em Guaramirim há seis anos

Pedal reúne mais de dois mil ciclistas no Dia do Trabalhador em Jaraguá do Sul