Completando 70 anos nesta quarta-feira, a cidade de Guaramirim tem muitos motivos para celebrar. No dia 28 de agosto de 1949, o município, deixou de ser dependente de Joinville e, nas décadas seguintes, construiu seu legado de destaque, chegando a receber até mesmo o título de Capital Catarinense da Palmeira Real.

Se antes, o município tinha grande parte da arrecadação proveniente da agricultura, atualmente Guaramirim comemora os índices positivos nos setores da indústria e no comércio. Já são quase quatro mil empreendimentos na cidade.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Ademir da Silva, nos últimos três anos, 827 novos negócios foram abertos na cidade.

Com isso, Guaramirim também se mostra com um superavit positivo na questão da empregabilidade. "Somos uma cidade que mais emprega do que demite. Ano passado teve um saldo de 27 empregos positivos dentro de uma época de crise", avalia Rodrigo.

A expectativa é que estes números aumentem com a instalação de novas empresas. De acordo com o secretário, o Loteamento Industrial Municipal Francisco José Doubrawa, às margens da BR-280, no bairro Caixa D'água, foi adquirido por quatro grandes empreendimentos do ramo alimentício e metalúrgico.

Foto Eduardo Montecino/OCP News

Para o prefeito Luiz Chiodini, a expansão populacional foi um dos fatores que mobilizou ações por parte do poder público. Segundo Dados do IBGE (Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística), Guaramirim registrou um crescimento populacional de 2,2%. Em 2017, a cidade possuía 42.872 habitantes passando para 44.822 em 2018.

No que diz respeito a saúde, o município também registra um desempenho positivo. Nos seis primeiros meses de 2019, foram investidos R$ 5 milhões de reais com recursos próprios ou através de emendas parlamentares na área.

"Conseguimos zerar as filas para cardiologia, dermatologia, oftalmologia e outras especialidades. Ações estão sendo feitas para melhorar a qualidade de vida e suprir as demandas da população", comemora Chiodini.

Ele enfatiza ainda as inaugurações previstas para este ano, que inclui uma nova unidade básica de saúde no bairro Bananal ainda este mês e de um consultório de cardiologia, em setembro.

Programação de aniversário

Durante o mês de agosto, Guaramirim preparou atrações para os moradores comemorarem os 70 anos da cidade. Para encerrar a celebração com chave de ouro, a grande comemoração acontece nesta quarta-feira (28).

Cerca de 80 entidades irão percorrer a rua 28 de agosto no desfile comemorativo. O evento inicia às 8h15 com o cerimonial e às 8h30 com o desfile das entidades.

Foto Eduardo Montecino/OCP News

O trajeto inicia a partir das Lojas Quero-Quero (antiga Lojas Mannes) e termina em frente à prefeitura. Em seguida, será servido um empadão de Palmeira Real de 70 metros.

De acordo com o prefeito, a expectativa é bater o recorde de 7 mil pessoas no desfile. "Será um evento muito bonito, vamos ver a alegria das crianças e as escolas dando um show a parte com suas mensagens para a comunidade", comemora Chiodini.

Ruas serão bloqueadas para desfile

A Prefeitura de Guaramirim e o Demutran (Departamento Municipal de Trânsito) informam que na quarta-feira (28) haverá alterações no trânsito devido ao desfile em comemoração aos 70 anos do município.

Durante o trajeto do desfile, algumas ruas estarão total ou parcialmente bloqueadas a partir das 7h30 desta quarta-feira. Segundo a prefeitura, o trânsito deve voltar ao normal logo após o desfile.

Confira as ruas e horários dos bloqueios

  • Rua 28 de Agosto: bloqueada totalmente a partir da Drogaria Catarinense, sentido bairro Avaí, até a Estação Rodoferroviária. Horário do bloqueio: 7h30 - Previsão de desbloqueio: 13h.
  • Rua 28 de Agosto (Entre a Lojas Americanas e o semáforo): trânsito bloqueado em meia pista.
  • Rua Atiradores, Rua José Mota Pires, Rua João Maluta Jr, Rua Agostinho Valentim do Rosário:trânsito bloqueado para a 28 de Agosto a partir das 7h30.
  • Rua João Butschardt: trânsito em meia pista entre Seleto e o semáforo, a partir das 7h30.
  • Rua Irineu Vilela Veiga: trânsito bloqueado no sentido Rua 28 de Agosto, a partir das 8h, depois do cruzamento com a Rua Gerônimo Correa (Casa do Papai Noel).
  • Rua Norberto Silveira Junior: trânsito em meia pista a partir das 8h30.
  • Rua Antonio Zimermann: bloqueada a partir do cruzamento com Gerônimo Correa, sentido rua 28 de Agosto, a partir das 8h.
  • Rua Henrique Guilherme Wulf e rua Paulo Butschardt: trânsito bloqueado a partir das 8h.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger