Esta semana trará uma mudança drástica nas condições climáticas pela chegada de uma frente fria em Santa Catarina. As informações são do meteorologista Piter Scheuer.

Depois de dias com máximas perto dos 40ºC no início dessa semana, o tempo deve virar mais perto do fim de semana.

A quarta-feira (25) segue quente e abafada com sol e variação de nebulosidade.

Durante a tarde e noite, o calor aliado às altas taxas de umidade relativa do ar e a aproximação de uma frente fria proporcionam a formação de núcleos convectivos de instabilidades provocando pancadas de chuva acompanhada de tempestade de raios, granizo com ventania com destaque para o Oeste, Meio Oeste, Serra e Litoral Sul (instabilidade termodinâmica pré-frontal).

Nas demais regiões de SC ocorre somente um aumento das nuvens.

Já a quinta-feira (26) as áreas de instabilidades reforçadas pelo avanço de uma frente fria e o intenso fluxo de ar quente e úmido transportado da Floresta Amazônica em combinação com uma perturbação nos níveis intermediários da atmosfera, favorecem a formação de pancadas de chuva com raios e com potencial alto para o desenvolvimento de fortes temporais (chuva forte, granizo e ventania com possíveis transtornos).

O alerta para risco de temporais (chuva forte, granizo, raios e vendavais acima dos 70/90 km/h) tem destaque para o Oeste, Meio Oeste e Serra. Atenção com os transtornos com destaque na rede elétrica.