Governo viabiliza abertura de quase 500 novos leitos em SC nos últimos 30 dias

Há ainda um esforço para repasses para a compra de insumos | Foto Julio Cavalheiro / Secom

Por: Ewaldo Willerding Neto

01/03/2021 - 08:03 - Atualizada em: 01/03/2021 - 08:46

As unidades foram ampliadas ou estão em processo de ampliação nos últimos 30 dias, em um esforço adicional das equipes estaduais em aumentar a rede de atendimento aos pacientes de Covid-19. Desde o início da pandemia, o número de leitos públicos de terapia intensiva foi ampliado em mais de 160%, ultrapassando os 1,5 mil leitos de UTI.

“Nossas ações não se baseiam apenas em ampliação de leitos, mas essa é uma frente importante do trabalho. Temos percorrido todas as regiões do Estado e conversado com os gestores hospitalares. Fizemos um esforço de abrir novos leitos e estamos assegurando recursos para que permaneçam abertos”, afirma o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro.

A SES repassou até dezembro de 2020 mais de R$ 85,1 milhões adicionais para a rede de hospital filantrópica catarinense, além de outros R$ 17,1 milhões para a habilitação de novos leitos. Há ainda um esforço para repasses para a compra de insumos e abastecimento das unidades com ventiladores pulmonares e monitores, Kits de intubação e outros medicamentos.