O motivo foi a divergência entre os equipamentos de iluminação adquiridos pela empresa (luminárias e projetores), que não atendiam às especificações previstas

Após rescindir o contrato com a então empresa responsável pela instalação da iluminação cênica da Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, a Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade relançou o edital para o serviço.

A expectativa é que um dos principais pontos turísticos de Santa Catarina volte a ter o seu contorno iluminado em 2022. A obra está orçada em R$ 8,5 milhões.

A iluminação será integralmente em tecnologia LED RGB (Red, Green, Blue), que é o padrão para esse tipo de obra. Os equipamentos serão instalados por toda a estrutura: nas torres, as luminárias e projetores irão enfatizar os detalhes estruturais e o pórtico.

Ao longo da ponte, outras lâmpadas irão realçar o contorno da Velha Senhora, reproduzindo o efeito da antiga iluminação antes da restauração, mas com tecnologia moderna.

O contexto da rescisão

Em novembro de 2020, o Governo do Estado rescindiu o contrato com a empresa Energiluz, então responsável pela instalação da iluminação cênica na Ponte Hercílio Luz.

O motivo foi a divergência entre os equipamentos de iluminação adquiridos pela empresa (luminárias e projetores), que não atendiam às especificações previstas no edital de contratação, conforme projeto executivo da obra.

Abertura da licitação

O edital de licitação será publicado no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (23). A entrega da documentação e das propostas deverá ser realizada até as 14h do dia 28 de dezembro de 2021, no protocolo-geral da SIE, no andar térreo do Edifício das Diretorias (Rua Tenente Silveira, 162, Centro, Florianópolis).

A abertura dos envelopes com propostas e documentação será no mesmo dia, às 14h30, na Sala de Licitações da SIE, no 11° andar. O prazo para a execução da obra é de 6 meses, após assinatura da ordem de serviço.