O Governo do Estado realiza desde o início da manhã desta terça-feira, mais uma operação para entrega de equipamentos que serão utilizados para ampliação do número de leitos de UTI em três municípios catarinenses: Araranguá, Lages e Chapecó.
Na ação realizada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com a Defesa Civil e escolta da Polícia Militar, os equipamentos foram levados do centro de distribuição da SES, na Grande Florianópolis, às três regiões.
Foram entregues mais 10 monitores multiparâmetros e dez ventiladores pulmonares adquiridos da WEG ao Hospital Regional de Araranguá, unidade hospitalar da SES administrada pelo Instituto Maria Schmitt.
Medidas de prevenção
O secretário de Estado da Saúde André, Motta Ribeiro, lembra que as UTIs não se configuram como a “última etapa” do combate à pandemia e acrescenta que as medidas de prevenção precisam ser reforçadas.
“Estamos empenhados na criação dos leitos e no fornecimento de suporte à nossa rede hospitalar. Entretanto, na outra ponta temos o cidadão, que precisa ampliar seus cuidados, seguir as recomendações justamente para que não precisemos utilizar os leitos de UTI”, completou.
Com a operação desta terça-feira, a SES já contabiliza em dois dias a entrega de equipamentos para abertura de 50 novos leitos de UTI.
Desde o início da pandemia, o Governo de Santa Catarina já criou 616 leitos para atender pacientes graves com coronavírus.
Destes, foram habilitados pelo Ministério da Saúde (MS), até o momento, 570 leitos e 46 aguardam aprovação.
O número representa quase o dobro da estrutura existente no estado antes da pandemia.
Além dos leitos de UTI, foram criados 30 leitos de Suporte Ventilatório Pulmonar, considerada uma estratégia complementar à oferta de ampliação de leitos.
Esses aguardam habilitação no MS.
Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:
Telegram Jaraguá do Sul