Governo distribui mais de 116 mil doses para continuar a vacinação em SC

Foto: Ricardo Wolffenbüttel

Por: Elissandro Sutil

28/09/2021 - 11:09 - Atualizada em: 28/09/2021 - 11:48

A Secretaria de Saúde de Santa Catarina, através da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, distribui nesta terça-feira (28) mais 116.290 doses da vacina contra a Covid-19 para dar andamento à vacinação dos adolescentes e garantir a aplicação da segunda dose na população adulta.

Serão encaminhadas para as 17 Unidades Descentralizadas de Vigilância Epidemiológica, 60.840 vacinas da Pfizer para serem utilizadas como primeira dose e 55.450 doses da Coronavac para serem usadas como segunda dose.

Confira aqui a tabela de distribuição de doses, por município, e as informações repassadas às Secretarias Municipais de Saúde.

A distribuição dessas doses começou às 8h desta terça-feira.

As doses das centrais da Grande Florianópolis, Blumenau, Itajaí, Tubarão, Criciúma, Araranguá, Jaraguá do Sul, Joinville, Mafra, Lages e Rio do Sul serão enviadas via terrestre. Já as doses das centrais São Miguel do Oeste, Chapecó, Xanxerê, Concórdia, Videira e Joaçaba serão transportadas pelo avião do Corpo de Bombeiros Militar.

A previsão é que todas as doses sejam distribuídas ainda na terça.

Importância da segunda dose

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica volta a reforçar a importância da segunda dose para garantir a proteção da população catarinenses e controlar a circulação do vírus em todo o estado.

“Somente com o esquema vacinal completo, de duas doses ou dose única, a pessoa pode se considerar imunizada e ter a garantia de que estará mais protegida de evoluir para formas graves da Covid-19 e até mesmo morrer caso seja infectado. Ao finalizar o esquema vacinal, a população também contribui para reduzir a transmissão do vírus, fazendo com que cada vez menos pessoas se infectem”, esclarece o diretor João Augusto Brancher Fuck.

Levantamento realizado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) nesta segunda, 27, mostra que 343.658 pessoas que tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19 não retornaram, no tempo adequado, para tomar a segunda dose.

Deste total, 129.838 são de pessoas vacinadas com a AstraZeneca, 120.172 de pessoas vacinadas com a Coronavac, e 93.648 pessoas vacinadas com a Pfizer. Os dados são do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SiPNI), do Ministério da Saúde.

Chegada de novas doses

Santa Catarina ainda vai receber nesta terça-feira (28) duas novas remessas de doses da vacina contra a Covid-19.

São 37.750 frascos da AstraZeneca para serem utilizadas como segunda dose e 153.270 frascos da Pfizer que devem ser utilizadas como primeira dose, segunda dose e dose de reforço.

A previsão de chegada dos voos é às 17h55 e 20h30, respectivamente.