O governador Carlos Moisés da Silva (PSL) postou em sua conta no Twitter que a estratégia de vacinação dos professores da educação especial e moradores de rua será antecipada para esta quarta-feira (26) em todo o Estado.

“Ao mesmo tempo”, publicou o governador “estamos intensificando a imunização dos profissionais de segurança pública e trabalhando para acelerar a vacinação das pessoas com comorbidades”.

As definições de locais e horários de atendimento ficam sob responsabilidade dos municípios.

 

Grupos prioritários

Para aumentar a cobertura vacinal do grupo de pessoas com comorbidades, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), juntamente com o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS), orienta os municípios a ampliarem a divulgação dos grupos prioritários, promovendo uma semana de intensificação da vacinação contra Covid-19 em todo o estado.

As ações devem ser concentradas até 30 de maio, com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal de pessoas de 18 a 59 anos com comorbidades e deficiências permanentes.

A orientação está detalhada em uma nota técnica conjunta e já foi repassada aos municípios. Além da semana de intensificação, o estado sugere ainda que seja realizada busca ativa das pessoas cadastradas nos programas de atenção às doenças crônicas, de forma a incentivá-las para que façam a vacinação.

“É muito importante que as pessoas que fazem parte desse grupo recebam a vacina. São indivíduos com maior risco de desenvolvimento de formas graves da doença”, afirma Eduardo Macário, superintendente de Vigilância em Saúde de SC.