Três meses após o governo cubano anunciar a saída do Programa Mais Médicos, todas as vagas foram preenchidas por profissionais brasileiros. As 1.397 vagas que estavam disponíveis para brasileiros com diploma estrangeiro foi completada na manhã desta quarta-feira (13).

Os médicos cubanos saíram do programa em novembro de 2018, com isso, 8.517 vagas foram oferecidas para médicos brasileiros. Havia a expectativa que algumas vagas seriam preenchidas por médicos estrangeiros, algo que foi descartado pelo Ministério da Saúde.

A lista com as vagas remanescentes em 667 localidades foi publicada hoje no site do programa. Os 3.822 candidatos aptos tinham até as 18h, de quinta-feira, para escolherem as cidades de atuação. Porém, todas as vagas foram ocupadas antes das 9h desta quarta.

Os médicos brasileiros formados no exterior terão entre os dias 19 e 22 de fevereiro para se apresentar nos municípios.

Nas primeiras etapas, houve dificuldade para alocar médicos, principalmente para municípios de extrema pobreza e distritos sanitários especiais indígenas (DSEIs). Por isso, o ministério foi ampliando o prazo para apresentação dos médicos.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?