O governador Carlos Moisés assinou dois decretos na manhã deste sábado, 9, durante o evento de abertura da XVIII Olimpíada Catarinense de Bombeiros na cidade de Tubarão. Um deles vai desburocratizar procedimentos para empresários que precisam do alvará de funcionamento para os estabelecimentos. A liberação do alvará por autodeclaração é para empreendimentos de até 750 metros quadrados. O pedido deve ser feito na unidade do Corpo de Bombeiros Militar de sua cidade.

“Estamos flexibilizando e facilitando o processo para os empresários que querem abrir o próprio empreendimento. Agora, eles podem ter acesso ao alvará de funcionamento pela autodeclaração. Sendo assim, eles vão preencher toda a documentação necessária e poderão receber o alvará. Depois órgãos do governo passarão para fiscalização. Essa é uma maneira de agilizar os processos. Estamos confiando na palavra dos empresários catarinenses”, disse Carlos Moisés.

O outro decreto assinado pelo governador dá liberdade para o comandante-geral do CBMSC, coronel Charles Alexandre Vieira, redistribuir a quantidade de bombeiros comunitários por quartel operacional, conforme necessidade. “Nós já temos 97% de confiança da sociedade catarinense. Isso é um orgulho e vamos seguir nesse desafio. Com essas mudanças, vamos melhorar sempre nossas operações para continuar atendendo nossa comunidade”, comentou Charles Alexandre Vieira.

O governador ainda aproveitou o ato para liberar R$ 200.000,00 para a aquisição de uniformes para os bombeiros da Federação Catarinense de Bombeiros Comunitários (Fecabom).

Sobre a Olimpíada

Mais de mil Bombeiros Militares e comunitários de Santa Catarina se reuniram para a XVIII Olimpíada Catarinense de Bombeiros. O governador abriu o evento, realizado na Arena Multiuso Prefeito Estêner Soratto da Silva, em Tubarão.

“Esse é um evento que eu participava quando era bombeiro militar da ativa. Eu me sinto em casa relembrando alguns desses momentos”, disse o governador, Carlos Moisés.

O evento reuniu participantes para provas que condizem com as atividades diárias da corporação, como atendimento pré-hospitalar, natação, combate a incêndio com extintores, subida em cabos de sisal. A programação contou ainda com a Corrida do Fogo, que teve a participação da comunidade.

8º Encontro e Capacitação das Bombeiras Militares

Junto da programação da XVIII Olimpíada Catarinense de Bombeiros, as Bombeiras Militares de todo estado também participaram de palestras e conversas com psicólogos, sobre o dia a dia da profissão.

Fotos: Divulgação