Google destina 6,5 milhões de dólares para combater fake news sobre coronavírus

Ilustração

Por: Áurea Arendartchuk

07/04/2020 - 20:04 - Atualizada em: 07/04/2020 - 20:25

A Google anunciou esta semana a doação de mais de 6,5 milhões de dólares (mais de 30 milhões de reais) para auxiliar no combate das fake news (notícias falsas) propagadas sobre o novo coronavírus.

Esse valor será repassado para as organizações de checagem de fatos e entidades sem fins lucrativos que estão atuando nesta área.

Segundo informações publicadas no portal Tecmundo, o objetivo da Google é ampliar o apoio às instituições, jornalistas, cientistas, pessoas públicas e plataformas tecnológicas que levam ao público as informações corretas e obtidas de fontes verídicas e respeitadas sobre o novo coronavírus.

Outra medida para evitar a disseminação de fake news sobre o Covid-19, é o apoio da Google News Initiative ao projeto First Draft, que disponibiliza treinamentos pela internet para jornalistas, aumentando o conhecimento a respeito do tema.

Reiterar o apoio à rede CrossCheck do First Draft também faz parte das novidades anunciadas pela Google. A organização atua no auxílio a redações de todo o mundo, mostrando como reagir de forma rápida e lidar com a enorme quantidade de conteúdos capazes de causar confusão.

Ainda de acordo com o Tecmundo, a Google também renovou o apoio ao grupo brasileiro Comprova, que também treina jornalistas para a checagem de fatos, e a iniciativa do grupo LatamChequea, que desenvolve trabalho semelhante em países de língua espanhola e da América Latina.

A criação de uma seção especial sobre o coronavírus no Google News para Android, iOS e web, com a exibição de notícias vindas de fontes confiáveis, é outra novidade anunciada.

Fonte: Tecmundo

 

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul