“Perdemos mais uma!”. Com olhar cansado, após horas de trabalho, Marta Cremer, bióloga e pesquisadora, lamenta a morte de “Eco”, uma toninha-comum (espécie de golfinho) monitorada pelo Projeto Toninhas/Univille, desde 2011, e frequentemente avistada durante as saídas de campo.
Eco era um macho adulto em fase reprodutiva, um dos 50 animais da população que vive exclusivamente nas águas abrigadas da Baía Babitonga, no norte de Santa Catarina.

Projeto Toninhas/Univille realiza pesquisas há quase 20 anos | Foto: Projeto Toninhas/Univille
O animal foi encontrado por pesquisadores durante uma saída de campo no último mês, após contato de um pescador parceiro do Projeto. De acordo com o veterinário Diogo Cristo, responsável pela necropsia, a causa da morte foi afogamento.
“Acreditamos que o animal se enroscou acidentalmente em uma rede de emalhar. Ele possuía marcas de rede na nadadeira caudal, na cabeça e no rosto, além de água nos pulmões”, explica o veterinário.
A toninha é o golfinho em maior risco de extinção do Brasil, estimando-se que existam menos de 40 mil em todo mundo. A Baía Babitonga é a casa de uma pequena população, a única a viver dentro de um estuário.
Na região, elas são acompanhadas pelos pesquisadores do Projeto Toninhas há quase 20 anos. Neste período, diversas pessoas dedicam para a conservação desse golfinho e de todo o seu ecossistema marinho.
“Em um número tão pequeno, qualquer perda é inestimável. Mais ainda quando falamos de um animal em fase reprodutiva. As toninhas são monogâmicas e o macho auxilia no cuidado do filhote. Não perdemos só o Eco, perdemos uma família”, conclui Marta.
Essa não é a primeira ocorrência da temporada. Desde janeiro, foram recolhidas 46 toninhas mortas nas praias dos municípios de Itapoá, Barra do Sul, Araquari e São Francisco do Sul pelo Projeto de Monitoramento de Praias/Univille.
Dessas, duas eram residentes da Baía Babitonga, principal área de atuação do Projeto Toninhas/Univille.
Com informações do Projeto Toninhas/Univille.
Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:
Telegram
Facebook Messenger