Faltando apenas sete dias para o término da campanha de vacinação contra Influenza, Jaraguá do Sul alcançou 51,8% da meta de 1.806 gestantes mapeadas, o que corresponde ao menor índice entre os demais grupos prioritários, segundo dados da 24ª Regional de Saúde de Jaraguá do Sul. A responsável pelo setor de vacinas da Regional, Clauri Mara Bihr, constata que os grupos que mais compareceram às unidades de saúde para se prevenir foram os idosos, crianças e puérperas.
Corupá vacinou 117 das 131 gestantes previstas, 89,3% do esperado – o maior índice alcançado até ontem entre os cinco municípios. Massaranduba, com 99 grávidas imunizadas e meta de 135, corresponde a 73,3%. Guaramirim, que tem 246 gestantes vacinadas, alcançou 60,89% da meta, enquanto Schroeder apresenta meta de 202 e imunizou 124 em gestação, ou seja, 61,4%.
A supervisora de Vacinas da Secretaria de Saúde de Jaraguá do Sul, Ana Cristina Kneipp, confirma que os idosos foram procurados nos grupos de terceira idade. “Agora, a gente está ligando para as gestantes e puérperas para alcançarmos a meta”, explica. Em 2015, complementa, foram 22.952 pessoas imunizadas do total do grupo prioritário, com 89,2% da meta geral alcançada, e 10.600 pessoas com comorbidades.
A auxiliar de produção Priscila Aparecida da Silva, 32 anos, por exemplo, foi ontem foi com o marido Alano de Lima, 30, vacinar o filho Miguel, de cinco dias. Puérpera, ela conta que fez questão de se vacinar quando ainda estava prestes a dar à luz, no primeiro dia da campanha. “É importante que outras mães venham também se vacinar”, orienta.
Já em Guaramirim, a secretária de Saúde Cheila Rohweder, confirma que a meta do município é de 7.957 pessoas, e que até aqui foram vacinadas 5.596 da população prioritária, mais 1.840 com comorbidades. “Avalio o resultado até como positivo, comparando aos anos anteriores”, garante. Ela reconhece que as três mortes por Influenza na cidade influenciaram a corrida aos postos. Ainda segundo ela, em 2015 foram vacinados 5.578 pessoas, atingindo 83,90% da meta.
O secretário de Saúde de Schroeder, Orlando Tecilla, assegura que as enfermeiras dos seis postos Estratégia Saúde da Família (ESFs) estão alertando as gestantes “uma a uma, sobre a necessidade de se vacinarem contra a gripe”. Em Massaranduba, a técnica de enfermagem Maria Gislene Stringari destaca o trabalho de campo feitos pelos agentes comunitários: “Agora estamos indo vacinar os idosos e os acamados”, afirma.