Gerd Edgar Baumer recebe título de Associado Benemérito por envolvimento com a Scar

Décio da Silva (E), Gerard Baumer e Gilmar Moretti. Foto Denis Natan

Por: Natália Trentini

30/11/2021 - 07:11 - Atualizada em: 30/11/2021 - 07:58

O espetáculo de fim de ano do projeto Música Para Todos (MPT), realizado anualmente pela Scar (Sociedade Cultura Artística), teve ainda mais emoção este ano. Presença constante nos corredores da instituição, o empresário Gerd Edgar Baumer recebeu o recém-criado título de Associado Benemérito da Scar.

O momento para conceder esse reconhecimento foi escolhido a dedo. Há anos, os alunos destaque do projeto social que ensina gratuitamente música a crianças, jovens e adultos, ganham instrumentos de suas categorias. A revelação de que Baumer era o doador anônimo dos instrumentos foi feita durante a homenagem.

Incentivador das artes, Baumer doa instrumentos aos alunos do MPT todos os anos. Foto Denis Natan

Reconhecido como um entusiasta da música e das artes, contribuindo ativamente com a Scar, a história do empresário caminha junto com o crescimento industrial de Jaraguá do Sul e com a construção comunitária.

O contador e advogado Gerd Edgar Baumer foi um dos protagonistas na história da WEG. Ele ingressou na companhia em 1973 e esteve ao lado dos fundadores em momentos decisivos da empresa.

Foi diretor administrativo da empresa, vice-presidente do Grupo WEG e depois vice-presidente do Conselho de Administração.

Além da vida profissional, na década de 1960 participou da fundação do primeiro Lion’s Cub; da Ação Social, construindo a primeira creche da cidade, a Constância Piazera; e esteve entre os fundadores do Corpo de Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul.

Nas décadas de 1970 e 1980, participou da fundação da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), do Lar das Flores, da Rede Feminina de Combate ao Câncer, e da Ferj, que é atual Católica de Santa Catarina.

Também teve participação no âmbito da saúde, sendo idealizador de forma particular da oncologia do Hospital São José, em Jaraguá do Sul, e estendendo contribuições a hospitais de Joinville e Timbó.

Contribuição com a Scar

Voltando à Scar, além de doar os instrumentos que simbolizam para muitos alunos a chance de evoluir na música, Baumer foi um dos 5 doadores para instalação dos painéis fotovoltaicos, que hoje geram 75% da energia consumida pelo prédio do Centro Cultural.

O presidente do Conselho de Administração da Scar, Gilmar Moretti, ressaltou que a intenção da homenagem é destacar as pessoas que se envolvem e fazem a diferença dentro da instituição.

“Não estamos olhando apenas a doação de recursos financeiros, mas também conhecimento, paixão e envolvimento com as causas. É por isso que Scar, através dos seus conselhos, decidiu homenagear o senhor Baumer. Que isso inspire outras pessoas a participarem desse nosso projeto que não tem dono, que é um projeto que é para o mundo, para um mundo melhor”, ressaltou.

Baumer recebe os cumprimentos de Décio da Silva e Alceu Moretto. Foto Denis Natan

Membro do conselho, o empresário Décio da Silva destacou que a trajetória de Baumer na WEG e nas demais frentes comunitárias representa Jaraguá do Sul como uma cidade da indústria, da economia, mas também da cultura e das artes.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp