Geovania de Sá defende retomada da vacinação de gestantes

Por: OCP News Criciúma

03/06/2021 - 21:06 - Atualizada em: 03/06/2021 - 21:37

Nem uma semana depois de sugerir ao Ministro da Saúde que inclua as lactantes no plano nacional de vacinação, a deputada federal Geovania de Sá (PSDB) protocola novo requerimento de indicação a Marcelo Queiroga.

Desta vez, a deputada solicita o retorno da vacinação das gestantes brasileiras. Ela lembra que estas mulheres já estavam incluídas no grupo prioritário, mas devido à ocorrência de um evento adverso grave, com possível associação com a vacina AstraZeneca/Fiocruz, em uma gestante, optou-se pela interrupção temporária na vacinação das gestantes e puérperas com ou sem comorbidades.

Para a deputada, esta decisão, embora bem intencionada, deve ser repensada.

“Porque a ciência aponta que gestantes e puérperas estão em risco aumentado de formas graves da Covid-19, bem como complicações obstétricas, tais como parto prematuro e mortalidade materna”, alerta.

“Evidente que, para decidirem sobre aceitar a vacinação, as gestantes devem ser informadas de que a segurança e a eficácia das vacinas ainda não foram avaliadas nesse grupo”, esclarece a deputada, acrescentando que não há registros de malformações fetais.