Pacientes que vencem a batalha contra a Covid-19 podem apresentar falta de ar, cansaço extremo, dificuldades de raciocínio, alterações motoras, perda de olfato e paladar. Essas são algumas das principais sequelas causadas pela infecção da doença. Por esse motivo, a Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde implanta o Centro de Reabilitação da Covid-19 no município. O serviço estará disponível a partir de segunda-feira, dia 31, no Centro de Convivência do Idoso, na Rua Frei Canísio, 500, Bairro Coloninha.

Durante a reabilitação o paciente terá atendimentos orientados por uma equipe multidisciplinar, acompanhados por fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista e psicólogo. Uma rotina de monitoramento será realizada conforme a necessidade de cada paciente e sua melhora.

A secretária de Saúde, Silvania Joanello, explica a necessidade do espaço. “O principal objetivo do Centro de Reabilitação é readquirir a independência funcional e proporcionar qualidade de vida às pessoas que foram infectadas. Vamos oferecer isso, através de um atendimento multidisciplinar, humanizado, com um olhar individualizado para quem necessita de ajuda”, explica.

Para ser atendido no novo espaço, o paciente deverá procurar a unidade de saúde do bairro e passar por uma avaliação médica. Conforme a necessidade, o profissional fará encaminhamento, para que o paciente tenha acesso ao centro e equipes. Além disso, as Estratégias de Saúde do município iniciaram buscas de pacientes que já tiveram a doença para determinar a entrada no programa.

O atendimento no Centro de Reabilitação de Covid-19 será das 7h30 às 12h e das 13h às 16h30, de segunda a sexta-feira.

Receba as notícias de Blumenau e região pelo WhatsApp clicando aqui.