Na segunda-feira, dia 27, às 17h, a Prefeitura de Gaspar entrega para a comunidade mais um equipamento de turismo e lazer. O Mirante Marco Zero Prefeito Evaristo Francisco Spengler será mais uma opção para passeio, descanso e diversão onde as famílias poderão admirar a paisagem do município de forma única, através do chão de vidro que fica às margens do Rio Itajaí-Açu.

Com uma área total de quase 300 m², o Mirante fica na região central de Gaspar, em frente à Praça Getúlio Vargas. Ele conta um deck, áreas de exposições, área de convívio, playground e bicicletário. O espaço foi pensado para abrigar exposições de artistas locais e até mesmo eventos e festivais, após a pandemia.

O grande diferencial do Mirante de Gaspar é contemplação do Rio Itajaí-Açu. "Esse rio faz parte da nossa história e da nossa paisagem. Acreditamos que o rio é um patrimônio ambiental, deve ser contemplado e pode ser aproveitado. Não precisa ser apenas um símbolo de desastres. Nossa intenção é aproveitar essa paisagem, essa natureza para promover ações turísticas e sustentáveis e ofertar ainda mais qualidade de vida para nossa gente", explica o prefeito Kleber Wan-Dall.

Todo o projeto da construção do mirante foi pensado para não causar impactos ao meio ambiente. Foi realizado o mínimo de intervenções no solo possíveis. Além disso, a sustentabilidade está envolvida através da escolha dos componentes, como piso de madeira plástica, que é fabricado a partir de uma mistura de 30% de PVC e 70% de madeira reciclada. Também todo um projeto de urbanização, um dos pontos altos do local é a Palmeira Real, com mais de 15 metros que foi doada pela empresa Vida & Cor.

O projeto foi executado pela empresa Salver com investimento de mais de R$890 mil. Parte dos recursos, R$ 460.952,38, são advindos de do Ministério do Turismo através de uma emenda do Deputado Rogério Peninha Mendonça.

Avança Gaspar

O Mirante Marco Zero é uma obra do Programa Avança Gaspar. O Programa é o maior investimento em obras de infraestrutura da história do município. São investidos recursos em obras em todos os bairros da cidade. Investimentos importantes em mobilidade urbana, esporte, lazer, assistência social, desenvolvimento sustentável, saúde e educação.