Com o objetivo de ampliar ainda mais os serviços de saúde voltados ao público feminino, a Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde, prepara diversas ações em prol da Campanha de Mobilização Nacional ‘Outubro Rosa’, mês de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. A ação contemplará 11 Estratégias Saúde da Família (ESFs) e o sábado, 8 de outubro, foi escolhido como dia D.

Neste dia, todas as mulheres gasparenses poderão ir até uma das 11 unidades de saúde (veja abaixo) das 8h às 16h, e fazer exames de coleta de preventivo, testes rápidos para detecção de doenças, exame físico de mama, ações de planejamento familiar e orientações sobre saúde bucal. Todos os atendimentos serão realizados por livre demanda sem necessidade de agendamento.

A campanha é celebrada anualmente e tem como objetivo compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento além de contribuir para a redução da mortalidade.

O prefeito Kleber Wan-Dall, conta que o objetivo é prevenir a doença através dessas ações. “Como muitos sabem, minha mãe teve câncer e hoje está curada. Sabemos que a família de uma mulher com essa doença fica apreensiva durante todo o processo, então queremos que as mulheres aproveitem essa programação para darem mais atenção aos cuidados com sua saúde e assim, fortalecer a prevenção contra o câncer. Com o diagnóstico precoce é possível tratar de forma mais efetiva a doença”, ressalta o prefeito.

O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo. O sintoma do câncer de mama mais fácil de ser percebido pela mulher é um caroço no seio, acompanhado ou não de dor e podem aparecer pequenos caroços embaixo do braço. Deve-se lembrar que nem todo caroço é um câncer de mama, por isso é importante consultar um profissional de saúde.

Confira as unidades abertas no dia 8 de outubro

ESF Sete de Setembro;
Barracão;
Bela Vista;
Jardim Primavera;
Margem Esquerda I;
Margem Esquerda II;
Lagoa;
Gaspar Grande;
Gaspar Alto;
Gasparinho Quadro.

Receba as notícias de Blumenau e região pelo WhatsApp clicando aqui.