A Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde, informa que vai adotar a recomendação do Ministério da Saúde para a aplicação da 4ª dose da vacina contra a Covid-19 na população imunossuprimida, com idade acima de 12 anos. A aplicação de mais essa dose estará disponível a partir de quarta-feira, dia 16.

A partir de agora, o Ministério da Saúde orienta que pessoas que se enquadrem de imunossuprimidos acima de 12 anos completem o esquema primário (três doses) e, após quatro meses da terceira dose, recebam mais uma aplicação de reforço. Gestantes e puérperas também se enquadram nesta nova regulamentação. Para quem está neste grupo e tomou a Janssen, deve tomar a segunda dose (reforço) entre 2 e 6 meses e mais uma dose após quatro meses da última dose.

Para adolescentes de 12 a 17 anos e para puérperas e gestantes, a quarta dose deve ser do imuno Pfizer. Para os demais, poderão ser aplicados AstraZeneca, Pfizer ou Janssen, conforme disponibilidade de doses no município.

A decisão foi baseada em estudos científicos que mostram uma redução na efetividade dos imunizantes a partir de quatro meses após a conclusão do ciclo vacinal e na necessidade de reforçar a imunidade em grupos que são mais vulneráveis aos casos graves da Covid-19.

São considerados imunossuprimidos pacientes com: a) Imunodeficiência primária grave; b) Quimioterapia para câncer; c) Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) uso de drogas imunossupressoras; d) Pessoas vivendo com HIV/AIDS; e) Uso de corticóides em doses até 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por mais de 14 dia; f) Uso de drogas modificadoras da resposta imune inclusas em uma lista do Ministério da Saúde; g) Auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias; h) Pacientes em hemodiálise; i) Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.

As orientações constam da Nota Técnica nº 08/2022 enviada pelo Ministério da Saúde. Nestes casos, ao irem se vacinar, as pessoas devem obrigatoriamente levar um documento que comprove a imunossupressão ou condição atual (prescrição de medicamento, laudo médico, exame, entre outros).

Vacinação em Gaspar

A aplicação da vacina contra a Covid-19 acontece no Centro de Conveniência do Idoso, na Rua Frei Canísio, no Bairro Coloninha. A vacinação de adultos é disponibilizada na segunda, quarta e sexta-feira, das 8h às 12h e na terça e quinta-feira das 13h30 às 16h. A vacinação pediátrica é ofertada para todas as crianças com idade de 5 a 11 anos, na segunda, quarta e sexta-feira, das 13h30 às 16h e, na terça e quinta feira das 8h às 12h.

Receba as notícias de Blumenau e região pelo WhatsApp clicando aqui.