Gaspar ganha novas ferramentas para se proteger de eventuais desastres naturais

Foto Arquivo Jornal Metas

Por: Giulia Venutti

20/02/2020 - 11:02 - Atualizada em: 22/02/2020 - 11:15

Nesta quarta-feira (19), a Prefeitura de Gaspar deu um importante passo para proteger o município de eventuais desastres naturais. A cidade ganhou novas ferramentas de monitoramento e planejamento que auxiliarão o poder público a antever fenômenos climáticos extremos e otimizar medidas de prevenção e resposta, com o objetivo de evitar tragédias e garantir a segurança da população.

A partir de agora, os gasparenses têm à disposição um portal da Defesa Civil e o aplicativo Alerta Gaspar com informações atualizadas em tempo real. As plataformas fornecem dados como o nível do rio Itajaí-Açu, volume de chuva em diferentes regiões da cidade, boletins com a previsão do tempo e detalhamento sobre os abrigos.

O município também passa a contar com um estudo preciso sobre as cotas de enchente. Com isso, os moradores de cada localidade conseguem saber antecipadamente o nível no qual o rio Itajaí-Açu precisa alcançar para inundar a respectiva rua. O levantamento foi realizado pelo Centro de Operações do Sistema de Alerta da Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí-Açu (Ceops), vinculado à Universidade Regional de Blumenau (Furb).

Durante a cerimônia de apresentação, o prefeito de Gaspar, Kleber Wan-Dall (MDB), comemorou a implantação das novas ferramentas. “Vão servir para o empresário que quer se instalar no município, para o proprietário de terreno que quer lotear, para o construtor, para o corretor de imóveis e, principalmente, para a comunidade que não precisa mais viver com medo de perder tudo em uma enchente”, destaca.

O aplicativo Alerta Gaspar já pode ser baixado por pessoas que possuem celulares com o sistema operacional Android. Em breve, o APP também ficará disponível para iOS.

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul