A previsão de frio intenso continua até sexta-feira, com temperaturas mínimas de 4º C. Por esse motivo, a Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Assistência Social iniciou a ativação do abrigo temporário para pessoas em situação de rua. O abrigo foi ativado nesta segunda-feira, dia 19, no Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Maria Hendricks, no Bairro Sete de Setembro, a partir das 20h até às 7h.

No abrigo temporário, as pessoas recebem uma estrutura para higiene, leitos e refeições. Caso a população identifique pessoas em situação de rua, podem acionar o telefone (47) 99993-4303. As ações ocorrem durante toda a semana, equipes estarão nas ruas para acolher pessoas que queiram ser encaminhadas para o abrigo.

Além da ativação do abrigo, equipes da assistência social e Defesa Civil, realizam durante essas noites de frio intenso, a abordagem social. Durante a abordagem são entregues refeições, cobertores, bebidas quentes, máscaras de proteção contra a Covid-19, além de encaminhamentos para a equipe do Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS). São ofertados pelo município equipamentos sociais, como por exemplo, transporte para o local de origem, além de prestar assistência com eventuais tratamentos de saúde. Também são repassadas informações sobre os cuidados em transitar pelas ruas e avenidas.

Além disso, a abordagem social conta com uma equipe multidisciplinar, composta por Assistentes Sociais, psicólogos, Educadores Sociais e agentes da Defesa Civil, que atuam identificando as demandas que possibilitam as pessoas em situação de rua uma reinserção familiar e social.

Recomendações e cuidados com o frio

Durante o período de frio intenso, a Defesa Civil recomenda atenção com população mais vulnerável, como enfermos, moradores de rua, idosos e crianças. Em virtude das doenças causadas pelo frio (gripe, resfriados, pneumonia, meningite) é essencial tomar medidas simples como manter-se bem agasalhado, beber bastante água e evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além da higiene frequente das mãos. Essas medidas são de grande valia na prevenção destas doenças, crianças e pessoas idosas são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio e devem estar mais atentas.

A Defesa Civil também adverte aos agricultores para a tomada de medidas preventivas com a geada. Nas rodovias, o alerta é para o tráfego em áreas serranas, porque há risco de gelo na pista. Evite acelerar e desacelerar bruscamente mantenha uma distância segura do carro a sua frente e tente antecipar a necessidade de parar o carro para evitar usar os freios.