A Prefeitura de Gaspar avança na vacinação contra a Covid-19, no município. Nesta sexta-feira, dia 20, será realizado um drive thru exclusivo por idade para pessoas com 20 anos ou mais. A ação ocorre das 8h às 15h ou até esgotarem as doses, no Centro de Vacinação na Arena Multiuso, Prefeito Francisco Hostins. Serão disponibilizadas aproximadamente 3.000 doses do imuno contra COVID-19. É necessária a apresentação de documento de identidade com foto e CPF e comprovante de residência de Gaspar.

A vacinação acontece por ordem de chegada, porém, a Secretaria de Saúde sugere o escalonamento por idade, para garantir mais conforto e evitar filas. Pessoas com 25 anos podem comparecer às 8h, com 24 às 9h, 23 às 10h, 22 às 11h, às 12h com 21 e por fim, pessoas com 20 anos aos podem comparecer no centro de Vacinação às 13h. Os portões serão fechados às 15h, ou antes, caso as doses disponíveis se esgotem. Qualquer pessoa com mais de 20 anos que ainda não tenha tomado a primeira dose pode comparecer ao drive thru.

Nesta quarta-feira (18) e quinta-feira (19) continua a vacinação de pessoas com 25 anos, grupos prioritários e quem possui segunda dose programada. A vacinação acontece por ordem de chegada nos contêineres (salas de vacina) até as 14h. Os portões podem ser fechados antes caso as doses disponíveis se esgotem.

A Secretaria de Saúde pede para que as pessoas procurem o Centro de Vacinação ao chegar a sua vez. "Estamos avançando progressivamente na imunização dos gasparenses. Mas precisamos continuar a batalha. Quando preparamos uma ação, buscamos sempre atingir o máximo de pessoas. Nas ações por idade, é importante reforçar que qualquer idade acima daquela pode comparecer", reforça a secretária de saúde, Silvania Janoelo dos Santos.

Podem tomar a primeira dose na quarta-feira e quinta-feira:

Pessoas com 25 anos OU MAIS;Pessoas com comorbidades e com deficiência permanente com 18 anos ou mais;Profissionais da saúde, da educação, das forças de segurança e limpeza urbana;Caminhoneiros e profissionais do transporte com carteira C, D ou E;Gestantes, puérperas e lactantes com prescrição médica indicando a aplicação da vacina;

Podem tomar a segunda dose na quarta-feira:Quem tem a segunda dose da CoronaVac programada até dia 18/08Quem tomou a primeira dose da AstraZeneca até o dia 09/06

Podem tomar a segunda dose na quinta-feira:Quem tem a segunda dose da CoronaVac programada até dia 19/08Quem tomou a primeira dose da AstraZeneca até o dia 10/06

As vacinas são distribuídas conforme demanda e ordem de chegada, sem a possibilidade de escolha do imuno por parte do usuário. A Secretaria de Saúde pede que as pessoas respeitem as orientações para que a ação ocorra da melhor forma possível.

Vacina do Bem

A Prefeitura de Gaspar, por meio do Sistema de Comando em Operações contra a COVID-19, arrecada alimentos no Centro de Vacinação. Os alimentos serão entregues à Conferência Vicentina, que distribui para as famílias que estão em vulnerabilidade social, cadastradas na entidade. Os alimentos não perecíveis podem ser entregues durante as ações de vacinação na Arena Multiuso Prefeito Francisco Hostins.

Até o momento já foram arrecadadas pela Campanha Vacina do Bem mais de 600 kg de alimentos. A campanha continua recolhendo alimentos no Centro de Vacinação. A Conferência Vicentina reforça que os itens prioritários de doação nesse momento são café em pó, óleo de soja, leite integral e pacotes de biscoito. Além disso, a entidade pede, se possível, a doação de produtos de higiene pessoal, como sabonetes, creme dental, absorventes, shampoo e papel higiênico.

Esta ação faz parte da Campanha Fica Bem Gaspar, lançada no ano passado com o objetivo de agregar todas as ações em prol das pessoas no enfrentamento à pandemia.

 

Receba as notícias de Blumenau e região pelo WhatsApp clicando aqui.