A primeira vez que Catarina foi ao dentista, ela tinha dois anos e meio. Chegou um pouco reticente. Sua mãe, a blogueira Karin Petermann, do Mamãe & Cia, conta que a primeira consulta não foi nada protocolar. A pequena não ficou à vontade e demorou para abrir a boca.

“Foi bem diferente. A doutora (Ana Paula Rodrigues Alves, odontopediatra da Clínica Barra Odonto) fez uma ambientação no espaço kids, fez uma entrevista. A Catarina brincou com o Tigrão, pode escovar o dentinho do Tigrão”, conta a mamãe.

Já no consultório, em um primeiro momento, ela ficou no colo da mãe. E só depois que a mãe teve os dentes examinados é que ela se sentiu à vontade para sentar na cadeira da dentista, primeiro no colo, para, logo depois, expulsar a mãe e ficar sozinha.

Hoje, aos três anos e nove meses, Catarina se sente à vontade nas consultas feitas uma vez por mês, onde recebe orientações para cuidar de seus dentes em casa. “Acredito que esta é a parte mais importante. E hoje quando ela vai ao dentista ela sabe onde vai, com quem vai consultar, que vai brincar, o que quer fazer, e que vai ganhar um presentinho”, conta a mãe.

A ideia do Prevenção Kids, descreve a mãe, é exatamente esta. O paciente tem um cronograma, cuida de seus dentes em casa e como recompensa por este bom cuidado ganha um presentinho. “É uma coisa simbólica, mas muito legal, que as crianças gostam, e que vem em forma de um gibi, adesivo, um jogo, uma pulseira, um anel, um copo. Tudo isso é muito bacana”, avalia Karin.

Ela acredita na prevenção e por isso leva mensalmente os filhos Catarina e Cauê, de 8 anos, para consultas com a odontopediatra. A ideia é prevenir cáries e qualquer outro tipo de ‘bichinho’ que coma os dentes, e com este acompanhamento mensal, que a criança realmente se sinta bem e segura naquele ambiente. “Aliás, pra mim a palavra mais importante é segurança”, reforça a mãe.

Mudanças na saúde e no comportamento

Cientes de que a prevenção é muito importante, pois quanto mais cedo as crianças começarem o tratamento dentário, mais cedo os profissionais poderão detectar algum problema no dente, na Barra Odonto, comandada pelo casal de odontologistas, Arnaldo Sant’Anna Filho e Carolina Novaretti Sant’Anna, tem o Espaço Kids, uma recepção toda voltada pra crianças, com parede para colorir pelas crianças, brinquedos e TV.

Na clínica, localizada no bairro Barra do Rio Cerro, em Jaraguá do Sul, é oferecido um tratamento preventivo mensal que além de garantir a saúde bucal vai acostumando a criança ao ambiente e como se comportar e se relacionar com o dentista.

Arnaldo e Carolina integram o grupo nacional denominado Qualidade em Saúde, que tem como foco principal justamente a prevenção. E ambos aplicam estes conhecimentos na clínica, onde o foco é na saúde geral do ser humano, e não apenas da boca.

A identificação com o Qualidade em Saúde, destacam os profissionais, que são casados e trabalham juntos há 12 anos, ocorreu justamente em função deste objetivo macro de atender aos clientes.

Neste mês de outubro, inicia a campanha nacional do programa de Prevenção QS Kids “Sorriso saudável para a vida inteira”. Nela, lembram que é possível as crianças passarem por toda a infância sem nenhuma cárie, e não deixando de ser criança e até mesmo saboreando de vez em quando guloseimas que surgem como vilãs.

98,8% de cáries evitadas com prevenção

“Está provado cientificamente que existe um método onde dentistas conseguem evitar 98,8% das cáries em crianças e adolescentes dos dois aos 15 anos. Por isso, quanto mais cedo introduzirmos hábitos saudáveis em nossa rotina, mais fácil iremos levá-los por toda a vida”, observa Carolina.

A metodologia do QS Kids se utiliza de práticas comprovadas para garantir um tratamento eficiente da saúde bucal das crianças. O método abrange a orientação de hábitos alimentares, coloração da placa bacteriana, técnicas de escovação, profilaxia, e distribuição de kit de saúde bucal, gibi e os brindes exclusivos.

A Barra Odonto está programando junto com o NDL da Barra a Ação Kids que acontecerá no dia 21 deste mês, das 13h as 18h, no supermercado Brasão da Barra. Mais informações nas páginas da Barra Odonto,  CDL e NDL da Barra.

-

Rua Feliciano Bortolini, 1.040

Barra - Jaraguá do Sul

(47) 3376-4515

(47) 99250- 4515