Com o intuito de qualificar gratuitamente cerca de 200 empresas de Blumenau e região com potencial para exportações, foi lançado pela FURB nesta terça-feira (19/7) o Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX). O projeto foi selecionado através de um edital da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil).

A universidade será a entidade executora do programa na região e as atividades vão ocorrer por 30 meses. A capacitação serve para que as empresas de bens e serviços possam ingressar no mercado internacional, exportando de forma planejada e segura. A qualificação é de 38 horas e ao final, um plano de orientação será entregue aos empresários.

“Santa Catarina se destaca tanto na importação quanto na exportação. Este programa busca qualificar empresas de pequeno e médio porte que não exportem ainda, ou que têm exportações muito pequenas e gostariam de aumentar o seu mercado de atuação”, destaca o professor de Administração da FURB responsável pela candidatura da universidade no programa e coordenador do Núcleo de Relações Internacionais da ACIB, Germano Gerhke.

O núcleo PEIEX fica em Blumenau, com polo em Brusque. Composto por um coordenador, monitores e apoio técnico, o projeto busca em um raio de 100 km as empresas para receberem a qualificação de forma online ou presencial. Oito técnicos farão a capacitação que pode ser concluída em seis meses, de acordo com a disponibilidade dos participantes. O Núcleo de Relações Internacionais da ACIB faz parte do Comitê Consultivo do PEIEX.

 

Receba as notícias de Blumenau e região pelo WhatsApp clicando aqui.