A Universidade Regional de Blumenau (Furb) e o Centro de Inovação de Blumenau estão participando do programa Acib Recicla, uma parceria entre a Acib e a Weee.do Logística Reversa de Eletroeletrônicos.

O ponto de entrega localizado no térreo do Bloco K, no Campus 1 da FURB, é o PEV Itinerante, que circula entre as empresas participantes do Acib Recicla, e fica no local até o final de maio. Já o PEV instalado no Centro de Inovação Blumenau, que fica dentro do Campus 2, será um ponto permanente onde toda a comunidade poderá descartar seus eletroeletrônicos sem uso.

Entre os materiais que podem ser descartados nos PEVs estão eletrodomésticos como ventiladores, microondas, telefones ou ferros elétricos. A comunidade também pode descartar materiais como computadores, notebooks, celulares, e seus acessórios, monitores, centrais telefônicas, walkie-talkies, aparelhos telefônicos, rádios, aparelhos de CD, DVD ou BLURAY, aparelhos de som, equipamentos diversos com placas de circuito impresso, cabos e fios em geral, ou qualquer aparelho com componentes eletrônicos.

Não poderão ser destinados ao PEV materiais como lâmpadas, pilhas, baterias, toners e cartuchos de impressão, disquetes, CDs, DVDs, fitas VHS e eletrodomésticos contendo gases perigosos, como geladeiras, aparelhos de ar condicionado e fogões.

A Furb, seguindo a sua Política Ambiental, faz a destinação adequada de todos os resíduos que gera em suas atividades, sejam eles resíduos perigosos, sólidos recicláveis, de obras, resíduos comuns ou de saúde. E agora, através dos trabalhos institucionais do Sistema de Gestão Ambiental da Universidade, que procura fomentar a cultura ambiental e se alinhar ao conceito de Universidade Verde, os servidores, estudantes e a comunidade externa também têm a oportunidade de descartar seus eletroeletrônicos de forma responsável e adequada, contribuindo com a preservação ambiental.

A empresa Weee.do Logística Reversa de Eletroeletrônicos trabalha com a destinação adequada para esse tipo de resíduos eletrônicos, entre eles materiais de informática e eletrodomésticos, placas eletrônicas de circuito impresso (PCB), além de recolher máquinas mais complexas e peças de manutenção industrial como transformadores, painéis de controle e disjuntores.

 

Receba as notícias de Blumenau e região pelo WhatsApp clicando aqui.