Furb divulga nota sobre foto polêmica postada por universitários na internet

Por: OCP News Jaraguá do Sul

12/04/2017 - 14:04 - Atualizada em: 14/04/2017 - 14:57

Por: Leonardo Koch

Em nota oficial publicada na manhã de terça-feira (11), a Universidade Regional de Blumenau (Furb) informou que está tomando as medidas necessárias para resolver o caso envolvendo cinco estudantes da instituição. O episódio envolveu alunos  do penúltimo semestre de medicina e repercutiu nas redes sociais após publicarem uma foto fazendo alusão à genitália feminina.

Confira a nota na íntegra:

“A Universidade Regional de Blumenau (Furb), ao tomar conhecimento de imagem veiculada nas redes sociais de alguns estudantes em postura ofensiva à sociedade, incompatível com os valores que regem a nossa instituição, repudia o episódio.”

Universidade avaliará situação do alunos

O jornal O Correio do Povo entrou em contato com a universidade na manhã desta quarta-feira (12). De acordo com a assessoria de imprensa, assim que a comissão sobre o caso terminar será discutido o futuro dos estudantes na instituição. Em casos como este, a faculdade informa que pode ocorrer aplicação de advertência ou até mesmo suspensão do curso.

Várias mensagens de repúdio criticando a atitude dos universitários percorreu o post nas redes sociais, que até o momento possui mais de 10 mil curtidas. Uma internauta indignada com a situação criticou o ato dos estudantes em sua página no Facebook. “Parece que os futuros médicos de Blumenau acharam bonito e resolveram imitar. Dá para parar ou é tão difícil assim ser ético?”, desabafa. A autora do post faz uma comparação com o caso envolvendo estudantes de ginecologia no Espírito Santo, que também publicaram na internet uma foto simulando com as mãos a genitália feminina.

alunos-5051661

Alunos de ginecologia fazem alusão à genitália feminina em Universidade do Espiríto Santo Foto: Reprodução

Além das críticas feitas por  internautas sobre o caso, alguns defendem a ideia de que o episódio se tratou de uma referência sobre uma famosa foto do campeão do Barcelona, Ronaldinho Gaúcho, de 2011, que anos mais tarde foi reproduzida pelo craque Neymar.

5b01560b566728a7d22ef6a6b9d0a8b2

Foto: Reprodução

Para muitos, a situação envolvendo os estudantes reforça a ideia da cultura do machismo que está em debate atualmente. Nesta mesma semana, um participante de um programa de entretenimento foi expulso após uma delegada abrir inquérito por indícios de agressão à sua companheira dentro do reality show.

 

O assunto gerou discórdia nas redes sociais. Veja abaixo o que dizem os internautas sobre o assunto:

furb 7

furb 6

furb 5

furb 4

furb 3

furb 2 (1)

furb 1