Fujama mostra para entidades planejamento estratégico para implantação do Parque Ambiental Municipal

Por: OCP News Jaraguá do Sul

24/08/2017 - 11:08 - Atualizada em: 24/08/2017 - 12:02

A Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente coordenou encontro nesta quinta-feira (24), na Sala de Reuniões do Gabinete do Prefeito, com representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Diretoria Instituto Jourdan, Associação dos Engenheiros e Arquitetos e Associação dos Municípios do Vale do Itapocu, para tratar do Parque Ambiental Municipal.

O presidente da Fujama, Normando Zitta Júnior, explica que a reunião teve como objetivo conversar com as entidades que serão parceiras na construção do parque e mostrar-lhes o planejamento estratégico que vai ser adotado na elaboração do projeto executivo, na contratação dos serviços e acompanhamento da obra. “Esse é um projeto de parceria público-privada (PPP), com alguns doadores e com a parte do Município e representará um ganho muito grande para Jaraguá do Sul”, avalia.

No encontro desta quinta-feira (24), ficou definido que o projeto executivo e o orçamento para implantação do parque sejam concluídos ainda este ano, com previsão de fazer as contratações no primeiro trimestre e a conclusão da obra em julho de 2018.

Fujama e entidades discutiram cronograma para implantação do Parque Ambiental Municipal | Foto PMJS

Veja também: Estruturas modernas foram fontes de inspiração para criação do projeto do Parque Ambiental

O Parque terá uma área de 44 mil metros quadrados de espaços de trilhas e atividades diversas, mais a área preservada de 160 mil metros quadrados, no fim da Rua Cesare Valentini, no Bairro Três Rios do Sul, na mesma região em que está sendo implantado o Distrito de Inovação. “É uma região que está crescendo bastante e que está sendo um polo de tecnologia e ensino, com o Centro de Inovação, o Centro UP! e instituições como o Senac, Católica SC, IFS, Senai, e bem próximo dali está se instalando a Estácio de Sá com o curso de medicina”, lembra o presidente da Fujama. Além disso, o parque fica próximo à BR 280.

Na estrutura do Parque Ambiental Municipal devem ser construídos: guarita, estacionamento, bicicletários, lanchonetes, banheiros, lago, pistas de caminhada e de bicicletas, quadra poliesportiva e de futebol de areia, áreas de recreação, academias ao ar livre, churrasqueiras e concha acústica. As  atrações se completam com bosques, mirante, trilhas e viveiro para mudas de plantas.

*Com informações da Prefeitura de Jaraguá do Sul