O frio está com data marcada para chegar a Santa Catarina. De acordo com as previsões, o próximo fim de semana (dias 19 e 20) deve acontecer uma queda acentuada de temperatura, inclusive favorecendo a condição de neve.

A previsão do tempo, assinada pela meteorologista Laura Rodrigues, no site da Epagri/Ciram, mostra que as temperaturas começam a diminuir esta semana. As mínimas registradas na região da Grande Florianópolis chegaram a 13° com a máxima não passando de 26°. Para os próximos dias mais frios e entrada de vento sul a partir desta quarta-feira (16).

Maré alta provocou alagamentos

No último final de semana foram registrados também elevação da maré, o que ocasionou alagamentos em algumas regiões da Capital. O oceanólogo Argeu Vanz explica que este fenômeno é comum com a proximidade da lua nova, marcada para esta terça-feira (15).

No entanto, o maregrama (gráfico que alta de marés) da Epagri/Ciram mostra que o pico da elevação da maré aconteceu neste domingo (134), às 13h15min, quando foi registrado 1m31cm de maré. Pelos números dos especialistas, quando essa marca passa de 1m17cm já há possibilidade de alagamentos.

Para a sequência dessa semana não há previsão de registros tão alto. Porém, com a temperatura mais baixa há a maior possibilidade da chegada das tainhas, tão esperada pelos pescadores.

A expectativa agora é que, além de preparar as roupas mais quentes, quem gosta do pescado comece a planejar para comer um dos alimentos que mais simbolizam o outono no litoral catarinense.