A Casa de Passagem é um dos Serviços da Alta Complexidade da Assistência Social que oferece acolhimento emergencial e provisório para pessoas adultas em situação de rua, desabrigo por abandono, migração e ausência de residência ou, ainda, pessoas em trânsito e sem condições de autossustento.

São 18 as vagas atuais, das quais 14 masculinas e quatro femininas. Com a chegada do frio é comum que a demanda do serviço aumente significativamente.

Neste ano, a pandemia do coronavírus trouxe a necessidade de acolhimento emergencial e algumas regras de permanência precisaram ser flexibilizadas.

A Secretaria Municipal de Assistência Social trabalha na elaboração de um Plano de Ação para que a Casa de Passagem possa funcionar temporariamente como um abrigo, prevendo a ampliação
do número de vagas ofertadas.

Em 2019, estiveram na Casa de Passagem 868 pessoas em situação de rua. Destas, 483 foram acolhidas, demandando mais de dois mil atendimentos técnicos.

Neste ano, até o fim de março, mais de 200 usuários passaram pelo serviço. O local conta com profissionais preparados para realizar o acolhimento a qualquer tempo.

O período de acolhimento depende da avaliação da equipe técnica do serviço, que é formada por um psicólogo e uma assistente social.

A equipe trabalha com os usuários na tentativa do restabelecimento dos vínculos familiares, encaminha para a confecção de documentos, para a rede de saúde (se necessário) e, quando possível, para a reinserção no mercado de trabalho.

“Todos os procedimentos objetivam a independência, o autocuidado e a inclusão produtiva destes cidadãos”, explica a gerente de Proteção Social Especial de Alta Complexidade, Marcia Cardoso Garcia Teixeira Tavares.

A Casa de Passagem fica na Rua João Januário Ayroso, 1855 (próximo ao Estádio João Marcatto), no bairro: Jaraguá Esquerdo. Atende 24 horas, sete dias por semana, pelos telefones 3371-1534 e 3370-0743.

Fonte: PMJS

 

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul