Frio de rachar voltará a SC nos próximos dias

Foto: Fábio Junkes/OCP News

Por: Elissandro Sutil

16/07/2021 - 10:07

Santa Catarina deve voltar a registrar temperaturas próximas a zero graus a partir deste fim de semana. Está na hora de preparar os agasalhos novamente para enfrentar o frio, assim como no fim de junho e início deste mês, quando o estado chegou a registrar neve por dias seguidos.

Segundo a meteorologista Gilsânia Cruz, da Epagri/Ciram, o frio intenso deve predominar entre a madrugada de domingo e a manhã de terça-feira, em todas as regiões do estado, sobretudo as áreas altas, acima de 700 metros de altitude.

Na madrugada do domingo (18) há uma pequena chance de chuva congelada e/ou neve nas áreas altas do Meio-Oeste e Planalto Sul, devido a temperatura baixa próxima de 0°C e a umidade mais elevada. Nesse dia, o vento moderado a forte com rajadas de 60 a 80km/h vai deixar a sensação de frio maior e a temperatura mínima vai ocorrer à noite. Não se descarta a ocorrência de geada negra especialmente nas regiões do Oeste ao Planalto.

As madrugadas e o amanhecer de segunda (19) e terça-feira (20) serão os mais frios da semana, o ar polar favorece a temperatura próxima de 0°C e negativa em boa parte do estado, chegando a -7°C na serra, com condição de geada generalizada, mais ampla do Oeste ao Planalto e isolada no Litoral Sul, Florianópolis Serrana e Alto Vale do Itajaí. O Litoral deve registrar de temperatura de 0°C a 6°C na maioria dos municípios.

O frio pode ser mais intenso do que a última onda no início do mês de julho, podendo ocorrer quebra de recorde de temperatura mínima.

Esse cenário ocorre por conta de um sistema formado por um ciclone extratropical no litoral da Argentina e Uruguai, e avanço de uma forte massa de ar polar no Brasil.