Frente fria volta a derrubar temperaturas em Santa Catarina

Por: Giulia Venutti

12/08/2019 - 15:08 - Atualizada em: 12/08/2019 - 17:42

A passagem de uma frente fria e a entrada de uma massa de ar frio de origem polar devem ocasionar novamente o declínio acentuado da temperatura, a partir desta terça-feira (13), em Santa Catarina.

As mínimas estão previstas para ocorrer no período da noite, variando entre -3ºC e 1ºC nas serras, de 8ºC a 13ºC no litoral e de 2ºC a 6ºC nas demais áreas. Segundo a Defesa Civil estadual, a expectativa é que a situação se repita novamente na quarta-feira (14).

Na ocasião, os termômetros devem registrar temperaturas mínimas de -3ºC a 2ºC no Oeste e nos planaltos Norte e Sul, e de 2ºC a 10ºC nas demais áreas. A tendência é que, a partir de quinta (15) e sexta-feira (16), as temperaturas voltem a se elevar gradualmente.

Recomendações contra o frio

Órgãos do Governo do Estado alertam para os cuidados que devem ser tomados neste período, sobretudo em relação à população mais vulnerável, como pessoas doentes, moradores de rua, idosos e crianças.

Em virtude das doenças causadas pelo frio, como gripe, resfriados, pneumonia e meningite, é essencial tomar medidas simples como manter-se bem agasalhado, beber bastante água e evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além da higiene frequente das mãos.

Nas noites mais frias, a recomendação é que animais domésticos sejam abrigados.

Quer receber as notícias no WhatsApp?