Os últimos dias de inverno serão marcados por temperatura mais baixa em Santa Catarina. Segundo o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram), uma nova frente fria que passa pelo estado começa a derrubar as temperaturas no decorrer do sábado (19).

Apesar do sistema frontal ser de fraca intensidade, a massa de ar frio que o acompanha é mais intensa e provoca declínio acentuado dos termômetros em todo o estado. Entre domingo (20) e terça-feira (22), a previsão é de tempo firme e frio com sol em todas as regiões, e condição de geada nas áreas altas do Planalto Sul.

A temperatura volta a subir em Santa Catarina a partir de quarta-feira (23).

Início da primavera

A primavera começa oficialmente pelo calendário astronômico na próxima terça-feira, às 10h31, quando ocorre o equinócio no Hemisfério Sul, onde o dia e a noite terão a mesma duração, pois os dois hemisférios da Terra encontram-se igualmente iluminados pelo sol. Depois disso, os dias começam a ser mais longos do que as noites.

Apesar de ser uma das estações mais úmidas do ano, a primavera de 2020 deve registrar chuva abaixo da média climatológica para o trimestre. Entre setembro e novembro, a tendência é que a chuva aconteça com irregularidade no tempo e no espaço, com possibilidade de dias consecutivos sem precipitação, devido à configuração do fenômeno La Niña. Por outro lado, espera-se uma primavera mais quente do que o normal.

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul