Frente fria e massa de ar polar prometem derrubar as temperaturas em Santa Catarina

Inverno mais quente tem rendido lindos por-do-sol como este registrado nesta quinta-feira na Barra do Itapocu, em Araquari | Foto Windson Prado OCP News

Por: Windson Prado

30/06/2019 - 11:06 - Atualizada em: 30/06/2019 - 12:49

Julho está chegando e tem muita gente se perguntando cadê o frio? O que aconteceu com o inverno? Pois é, ele não deve ser tão rigoroso em Santa Catarina neste ano, segundo os meteorologistas.

Foi assim em junho e julho deve seguir da mesma forma: com temperaturas agradáveis e pequenas ondas de frio, como a que está para chegar ao Estado nas próximas horas.

De acordo com a Defesa Civil, uma frente fria atinge o Sul de Santa Catarina neste domingo (30). Após a chuva as temperaturas caem bastante porque uma massa de ar polar atinge o Estado. Nas demais regiões haverá variação e aumento de nebulosidade ao decorrer do domingo, com chance de chuva isolada no final do dia.

Na segunda-feira (1) a chuva avança em todo o estado com maiores acumulados entre Planalto Sul, Grande Florianópolis e Litoral Sul, onde pode chegar a volumes entre 40 a 50 mm de chuva.

Devido à maior nebulosidade as temperaturas ficam mais baixas em relação aos dias anteriores. Direção do vento de sudeste com intensidade de fraco a moderado.

Em Floripa a mínima será de 12°C e a máxima de 20°C nesta segunda. Em Joinville e Jaraguá do Sul e Blumenau os termômetros variam de 11°C a 20°C nesta segunda e terça-feira.

Na terça-feira (2) condição de chuva continua em todo o estado principalmente sobre as regiões de divisa com o Rio Grande do Sul, com volumes elevados no Litoral Sul entre 60 a 70 mm. Há possibilidade de chuva moderada no Litoral Norte.

A tendência é que a chuva persista na quarta-feira (3) até a quinta-feira (4). A partir de sexta-feira (5) haverá melhora do tempo ao longo do dia devido à entrada de uma massa de ar polar, que trará frio intenso para o estado e possibilidade de neve para as regiões mais altas.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou Corpo de Bombeiros 193.

*Windson Prado com informações da Defesa Civil de Santa Catarina

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito: 

WhatsApp  

Telegram  

Facebook Messenger