No #TBT de hoje compartilhamos resgate trazido pelo conselheiro e colunista do OCP, Nelson Pereira, na versão impressa de O Correio do Povo de hoje. As fotos foram publicadas pelo colunista Egon Jagnow em 1999, mas uma delas é de 1910 e a outra deve ser anterior ao ano de 1895.

Foto: Reprodução/Arquivo/OCP News

Foto: Reprodução/Arquivo/OCP News

Foto: Reprodução/Arquivo/OCP News

 

O texto de Jagnow na coluna dizia:

"O pesquisador e o jornalista sempre gostam de apresentar o inédito. E isto, muitas vezes, é muito difícil ou até impossível. Hoje, apresento duas fotos, das quais uma é inédita. São fotos do Rio Itapocu, mostrando o lugar conhecido como Porto Czerniewicz, onde uma balsa fazia a travessia do rio e localizava-se um pouco acima da atual Ponte Abdon Batista, dando nos fundos dos atuais escritórios da Celesc. A da margem esquerda, os estudiosos a datam de 1910, aproximadamente, e é conhecida por muitos. A outra é inédita. Ela está publicada no livro Gedenkbuch zur Jahrhundert-Feier deutscher Einwanderung in Santa Catharina. E mostra a margem direita do rio (o inédito) quando o centro da cidade ainda era mata densa. E se alguém perguntar: mas para que balsa se aqui ainda era tudo mata? A resposta é: quem ia de Joinville a Blumenau, por terra, passava por aqui bem antes do povoado Jaraguá existir."

Atualmente, todo o acervo histórico do jornal O Correio do Povo, desde 1919, encontra-se em processo de digitalização. Oportunamente poderá ser acessado pela comunidade.