Milhares de pessoas estão tentando fugir do Afeganistão desde que o grupo extremista Talibã tomou a capital Cabul e voltou ao poder no domingo (15), depois de 20 anos longe, com uma ofensiva militar relâmpago de apenas 10 dias que vem surpreendendo e assustando o mundo todo.

Desde segunda-feira (16), tumultos têm sido registrados no lado de fora do aeroporto da capital. Milhares de pessoas invadiram a pista, causando cancelamento dos voos e por conta disso as forças americanas assumiram o controle do local.

Foto: Divulgação

Nessa tentativa desesperada de fugir do país, os afegãos estão tentando de tudo. Em vídeos publicados nas redes sociais, é possível ver uma criança sendo entregue a soldados que estão do outro lado do muro do aeroporto.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Em outro, uma criança, um homem e uma mulher pendurados tentam argumentar com soldados que estão em escadas.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Pais estão preferindo correr o risco de nunca mais ver os filhos do que deixá-los crescer no país.

Desde então, o governo americano expressou preocupação com os postos de controle para cidadãos afegãos na entrada do aeroporto e informações de assédio, apesar das promessas dos talibãs de não adotar represálias.

"Ao que parece estão impedindo a chegada ao aeroporto dos afegãos que desejam sair do país", afirmou a subsecretária de Estado, Wendy Sherman.