Assim como avisado pela Defesa Civil de Santa Catarina e Epagri/Ciram, o Litoral Sul catarinense registra mar bastante agitado, maré alta e ventos fortes. As imagens foram registradas na tarde desta sexta-feira, na Zona Norte do Balneário Rincão, mas a condição segue por toda região.

Segundo a Epagri/Ciram, o vento intenso e persistente de sul varia com velocidade média de 30 a 40 km/h e rajadas de 50 a 70 km/h. Com o mar muito agitado, a ondulação de sul chega a altura de 2 a 2,5 metros, em média, e picos de 3 a 4 metros, mais altos afastado da costa. O órgão alerta para o risco de ressaca no Litoral Sul de SC.

Passagem

A condição é devido à passagem da frente fria e ao ciclone extratropical, que se desloca para o litoral do Rio Grande do Sul, e a uma massa de ar seco e frio que chega a Santa Catarina.

A previsão inspira atenção redobrada para pequenas e médias embarcações, devido ao mar agitado. De acordo com a meteorologista da Epagri/Ciram, Marilene de Lima, no final da manhã de quinta-feira, 4, foram registrados ventos fortes no Litoral Sul, chegando próximo a 80 km/h em Laguna.

“A frente fria que passou pelo Estado causou temporais, com chuva forte por alguns momentos e queda de granizo em alguns lugares e, a partir de agora estaremos sob a influência da massa de ar seco e frio que deixa o tempo mais firme e o ar mais fresco no continente com atenção voltada para a área oceânica", explica.

Assim, o primeiro final de semana de fevereiro deve ser ensolarado e com temperaturas mais amenas em Santa Catarina.

Confira mais fotos na galeria

 

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp