A Defesa Civil de Criciúma interditou, na manhã desta sexta-feira, a rua Tubarão, no bairro Maria Céu. Um buraco foi localizado no pátio de uma residência e não está descartada a presença de uma galeria de mina abaixo.

Segundo o diretor da Defesa Civil, Fred Gomes, a instituição foi mobilizada, tanto via Central 199, quanto pela Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM). Um estudo já está sendo realizado.

“A partir disso vamos ter alguns resultados e esses resultados passarão por uma análise para vermos o que deverá ser feito para mitigar possíveis riscos que podem acontecer aqui”, informou.

O geólogo da Defesa Civil de Criciúma, Maurício Fenilli, ressaltou que existe a possibilidade de o buraco ter sido causado por conta da mineração.

“Existe sim a possibilidade e estamos usando um aparelho de alta tecnologia que emite frequências elétricas e, por diferença de resistências nas camadas, ele acaba tendo informações com precisão quanto à profundidade e espessura e se existe ou não existe galeria, que nos vai dar as medidas técnicas para termos uma melhor resolução do caso”, exemplificou.

Por conta do aparelho, que não pode ter sua atuação interrompida, seja por veículo e até pedestre, a via teve que ser interditada. O bloqueio deve levar mais alguma horas, dependendo do andamento da análise.

O resultado preliminar deve sair ainda hoje, mas a análise total irá para São Paulo para uma maior precisão com o setor de geofísica da CPRM.

Fotos: Fabrício Júnior


“Que faz a interpretação e nos encaminha. É um processo que requer análise, pois o dado sai bruto daqui”, complementou.