FOTOS: Baleia-franca é flagrada saltando ao lado de barco de turistas em Florianópolis

Fotos: Mylo Inchausti Langley

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

05/08/2022 - 13:08 - Atualizada em: 05/08/2022 - 13:21

O fotógrafo Mylo Inchausti Langley flagrou uma baleia-franca ao lado de um barco de turistas no Morro das Pedras, em Florianópolis. O fotógrafo informou que a foto foi feita no final da manhã de terça-feira (2). Segundo ele, a embarcação seguia para a Ilha do Campeche.

A empresa que faz o transporte de turistas à Ilha do Campeche publicou a imagem e informou que o barco era Aline III. As travessias saem diariamente da Praia da Armação, no Sul da Ilha, a partir das 9h.

A bióloga Karina Groch, do projeto Baleia Franca confirmou a espécie do animal marinho.

“Além de todo o perfil dela ser característico, ainda tem o formato da nadadeira, que é quadradinho, exclusivo da Franca”, explica.

Foto: Mylo Inchausti Langley/ Divulgação

Foto: Mylo Inchausti Langley/ Divulgação

Temporada

No dia 13 de julho, foi avistada a primeira baleia-franca da temporada de 2022 no Estado. O animal foi flagrado nadando nas praias da Ribanceira e do Porto em Imbituba. Câmeras de monitoramento confirmaram a chegada do animal ao litoral catarinense.

Foto: Mylo Inchausti Langley/ Divulgação

Os registros foram divulgados pelo Projeto ProFRANCA/Instituto Australis, que monitora as baleias na região. Com o avistamento do animal, a temporada das baleias este ano começou um pouco mais cedo. De acordo com o projeto, geralmente os animais chegam em julho na costa e deixam o local em setembro.

Conforme informado pelo instituto, a população de baleias-francas está estimada em aproximadamente 550 fêmeas reprodutivas.