FOTOS: Aposentado transforma ponto de ônibus em sala de estar em Santa Catarina

Foto: João Batista Nicolau Fernandes/Arquivo Pessoal

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

01/10/2021 - 10:10 - Atualizada em: 01/10/2021 - 10:40

Um aposentado de 60 anos resolveu transformar nove pontos de ônibus em salas de estar no Sul de Santa Catarina, na cidade de Imaruí. O projeto foi apoiado pela Prefeitura da cidade após João Batista Nicolau Fernandes se inspirar e pintar um ponto de ônibus perto de onde mora, na comunidade de Ribeirão de Imaruí.

De acordo com João, ele nunca tinha pintado nada antes, apenas a casa da família. O trabalho não é remunerado, mas conta com uma ajuda de custo do Município e leva de dois a três dias para ser finalizado.

“As pessoas vêm e te agradecem. Tu ser reconhecido por um trabalho feito para a comunidade não tem preço que pague. De uma hora para outra a gente virou artista”, disse o aposentado, em reportagem do G1 SC.

Foto: João Batista Nicolau Fernandes/Arquivo Pessoal

Inspiração

João Batista conta que a inspiração surgiu quando ele viu um ponto de ônibus semelhante na cidade de Canelinha, na Grande Florianópolis.

“Tinha um sofá e um outro desenho. Aí eu vim pensando e resolvi fazer um similar aqui perto de casa. Eu mesmo comprei as tintas e fiz. Fiz um desenho diferente e fiz igual como se fosse uma janela. Fiz um outro ponto também. Um monte de gente acabou passando por aqui e gostando do trabalho”, relembra.

Com a aprovação da Prefeitura, a ideia é realizar a intervenção artística em cerca de 20 pontos espalhados na cidade. A pintura dos pontos de ônibus está sendo realizada desde do mês de julho de 2021, afirma o aposentado.

Foto: João Batista Nicolau Fernandes/Arquivo Pessoal

Homenagens

Não é só o sofá que é homenageado. O aposentado tenta homenagear no desenho a comunidade local de diferentes jeitos, seja através dos objetos ou da na paisagem natural que fica na “janela” na sala de estar.

“Como os pontos estavam todos abandonados, deu um outro visual. A ideia é, mudar a visão e trazer uma sensação de alegria e aconchego aos moradores”, afirma.

João conta com a ajuda de um servidor municipal que o auxilia nas pinturas. O aposentado realiza o trabalho nos pontos de ônibus da cidade depois determina seus afazeres no sítio onde mora com a esposa.

“Apareceram vários serviços para eu fazer [com] os desenhos, mas eu não peguei, porque ainda tenho vários pontos de ônibus. Quem sabe é uma terapia [pintar]”, conclui o aposentado.

Foto: João Batista Nicolau Fernandes/Arquivo Pessoal

Diário do filho

Em 2016 o único filho que João tinha morreu afogado no estado de Minas Gerais. O aposentado achou um diário do jovem, e neste diário, descobriu um desejo que o filho tinha, ele escreveu que o sonho dele era um dia pintar a casa da família, afirma o aposentado.

“Umas pessoas falaram para mim que eu estava fazendo isso [pintando os pontos] com a inspiração de alguém. E realmente é isso, já que meu filho queria pintar a nossa casa com vários desenhos. Esse era o sonho dele”, conclui.

 

*Com informações de G1 SC.