Na edição desta quarta-feira (23) de O Correio do Povo, o conselheiro e colunista do OCP Nelson Pereira resgata uma publicação de 1999 sobre a Estação Ferroviária.

"O OCP publicava na página 3 do Caderno 2 (História em Fotos), daquela edição nº 4.198 de 11/06/99, um importante resgate feito pelo historiador e colunista Egon Jagnow, retratando a Estação Ferroviária, construída em 1909 e ampliada em 1943. É considerada o marco histórico do desenvolvimento de Jaraguá do Sul. Desfrute dessa viagem", diz Pereira.

 

Foto: Reprodução/Arquivo OCP News

"Se há algo que faz parte, retrata e guarda boa parte da História jaraguaense, isto é, sem dúvida, a linha férrea e a estação ferroviária. Não só pela importância econômica que teve, ou pelo significado social ou político, mas pela guarda de características marcantes desde o início de sua implantação. Basta comparar o atual prédio do armazém com o da foto. Na verdade, este é apenas uma ampliação da antiga estação, guardando praticamente todas as características arquitetônicas originais após três ampliações", declarou Jagnow em sua coluna de 11 de junho de 1999.

 

Foto tirada da década de 1960 | Foto Arquivo Histórico

 

Estado atual da estação de trem de Jaraguá do Sul | Foto Setorial Nacional de Transportes

Atualmente, todo o acervo histórico do jornal, desde 1919, encontra-se em processo de digitalização. Oportunamente poderá ser acessado pela comunidade.