Organizadores do Fórum Organizando 2017 com Professora de Yoga e autora de livros sobre alimentação, Laura Packer | Foto Jéssica Michels/Divulgação

Organizadores do Fórum Organizando 2017 com Professora de Yoga e autora de livros sobre alimentação, Laura Packer | Foto Jéssica Michels/Divulgação

Será que a maneira como são cultivados nossos alimentos é sustentável? E se pensarmos nas consequências dos nossos hábitos alimentares? O que fazer com os resíduos orgânicos que geramos diariamente? Experiências, tecnologias e novas técnicas que podem evitar o impacto ambiental da produção, consumo e descarte de alimentos serão compartilhadas no 3º Fórum Organizando – Cultivo, Alimentação e Compostagem. O evento será realizado na cidade nos dias 23, 24 e 25 de outubro, das 19h às 21h30, no Teatro de Bolso da Faculdade Cenesista de Joinville.

A atividade faz parte da 5ª Semana Lixo Zero Joinville, que acontece em vários pontos da cidade entre os dias 19 e 28 de agosto. O Fórum é aberto ao público, com entrada gratuita, mas com vagas limitadas. Para se inscrever, basta acessar este link.

O evento trará a Joinville a experiência da Fazenda da Toca, de São Paulo, que faz pesquisa em produção em larga escala usando sistemas agroflorestais. Nesse sistema, o uso e manejo da terra para a plantação de alimentos é combinada com preservação da floresta nativa.  A Fazenda, administrada pelo ex-piloto de fórmula 1, Pedro Paulo Diniz, é referência nesse tipo de produção e, atualmente, promove pesquisas para substituir modelos convencionais de cultivos agrícolas.

A geógrafa e agrofloresteira Olívia Gomes, responsável pela capacitação técnica e os cursos promovidos pela Fazenda da Toca, está no Fórum para compartilhar o que é desenvolvido no local. A participação dela no Organizando está marcada para o dia 25, às 19h.

Sobre as palestras do Fórum Organizando

Em cada dia do Fórum, as palestras vão tratar de um tema. Nesta edição, por conta da agenda dos convidados, a ordem dos temas foi alterada e o primeiro a ser tratado será Alimentação, no dia 23. As palestras vão abordar assuntos como alimentação consciente, comida prática e saudável e princípios da alimentação ayurvédica.

No dia 24, com o tema Compostagem, os participantes poderão aprender sobre técnicas de transformação dos resíduos orgânicos em adubo. Serão apresentadas experiências em escala doméstica, comercial e indústria. Já no dia 25, o tema abordado será o Cultivo. Além da experiência da Fazenda da Toca, serão apresentados o que já vem sendo feito em Santa Catarina e na região de Joinville.

Para acessar a programação completa, basta acessar a página do evento nas redes sociais, neste link. A programação também pode ser acessada no site www.semanalixozerojoinville.com.br/agenda.

Sobre a Semana Lixo Zero Joinville

Para conhecer a programação completa da Semana Lixo Zero 2018 basta acessar a agenda do evento, neste link. Neste ano, a Semana vai trabalhar o tema “Ser Lixo Zero é uma Atitude Cidadã”, com foco na conscientização de que todo indivíduo é responsável pela solução dos problemas causados pelo lixo. Na cidade, o evento é patrocinado pela Neogrid, Metronorte, Fliperama Espaço Colaborativo e Fundação Instituto Tecnológico de Joinville.

Mas afinal o que significa ser lixo zero?

Significa reduzir ao máximo a geração de resíduos. Mas, em caso de geração, deve-se promover o encaminhamento correto para reciclagem ou compostagem (resíduos orgânicos). Apenas o que não for reciclável ou compostável (como o lixo do banheiro, por exemplo) deve ser encaminhado para a coleta do lixo comum, ou seja, enviados para o aterro sanitário da cidade.

Serviço:

O que? Fórum Organizando – Cultivo, Alimentação e Compostagem

Quando? Dias: 23, 24 e 25 de outubro, das 19h às 21h30

Onde? Teatro de Bolso da Faculdade Cenesista de Joinville (FCJ). Endereço: Avenida Getúlio Vargas, 1266, Anita Garibaldi.

Inscrições: Gratuitas e Limitadas no link https://goo.gl/UexYgn

Quer receber as notícias no WhatsApp?