A Secretaria de Saúde de Forquilhinha, por meio da Vigilância Epidemiológica, confirmou na noite desta terça-feira, o primeiro caso de coronavírus no município.

Trata-se de uma mulher de 59 anos que está em isolamento domiciliar desde o dia 30 de março, após consulta médica com sintomas gripais.

Ela possui histórico de viagens para outros municípios catarinenses em que há casos confirmados.

No dia 2 de abril, após o agravamento dos sintomas, a moradora de Forquilhinha procurou o Hospital da Unimed, em Criciúma, e passou por exames de tomografia com o resultado de pneumonia viral.

No local também foi feito o exame para Covid-19 e o resultado apresentado nesta terça-feira foi positivo para a doença.

A Vigilância Epidemiológica informa que a mulher está em casa, mas ainda se queixa dos sintomas.

“Ela não estava no nosso quadro de suspeitos no boletim divulgado diariamente, pois o exame foi realizado em outro município. Porém, estava e continua sendo monitorada pela nossa equipe. Com o resultado em mãos, a paciente deve retornar ao médico pelo desconforto que está sentindo”, conta a enfermeira responsável, Giseli Scandolara Bosa.


Até o momento, Forquilhinha tem um caso confirmado de coronavírus, seis descartados e há 50 pessoas em monitoramento com sintomas gripais.

O município conta com o Centro de Triagem Coronavírus com o funcionamento de segunda a sexta-feira, das 7 às 16 horas, e também possui uma Central Alô Saúde que atende todos os dias das 7 às 19 horas no telefone 0800 645 1050.

Foto Studio OCP