Escola alcança segunda melhor nota em Santa Catarina

Por: OCP News Jaraguá do Sul

06/10/2016 - 08:10 - Atualizada em: 07/10/2016 - 08:22

O Colégio Bom Jesus Divina Providência é o segundo colocado de Santa Catarina na lista das escolas que conquistaram as melhores notas no Enem (Exame Nacional de Ensino Médio) de 2015. Os números foram divulgados na terça-feira (5) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O bom desempenho dos estudantes, de acordo com a diretora da unidade, Elizabeth Almeida, facilita a compreensão dos demais em relação ao método de ensino aplicado. “O aluno vê que todo o esforço dedicado às aulas é recompensado”, frisa. Além do modelo, a gestora destaca a parceria com a família e o trabalho de professores capacitados como essenciais para os bons resultados.

Desde o primeiro ano do ensino fundamental, a coordenação pedagógica procura incentivar o hábito do estudo. Ao chegar no ensino médio, conforme Elizabeth, o jovem já possui uma rotina e consegue focar com mais facilidade no aprendizado. Diariamente, são seis aulas, das 7h20 às 12h40. Uma disciplina no período da tarde durante a semana também é obrigatória. “Para completar as matrizes, oferecemos assistência e reforços para produção de textos no contraturno, por exemplo, mas é opcional”, comenta a diretora.

Na escola também são propostos diferentes instrumentos de avaliação, que evidenciam as possibilidades de ingresso no ensino superior em outras universidades e até Estados. “Cada vez mais notamos o interesse dos nossos alunos em cursar uma graduação fora do país e a nota do Enem ajuda nesse processo”, aponta Elizabeth. Já no 9º ano do ensino fundamental, os estudantes são desafiados a responder simulados do Enem e de vestibulares, para se aprimorar no formato de prova.

Na relação nacional, a instituição ocupa o 336º lugar, ficando atrás do Colégio Bom Jesus/Ielusc, de Joinville, primeiro colocado no Estado. Em 2015, a turma do terceiro ano, com 30 alunos, teve 21 aprovações em universidades federais e estaduais, 24 em faculdades particulares e três na Universidade da Beira Interior, em Portugal. No município, a escola vem seguida pelo Instituto Educacional Jangada, Colégio Evangélico Jaraguá, Colégio Marista São Luís, Senai e a escola estadual Holando Marcellino Gonçalves. As escolas municipais não participam do Enem, pois atendem apenas até o nono ano.