O aluno Pedro Henrique de Oliveira Dellagiustina, recém-formado do curso de Engenharia Automotiva da UFSC Joinville, foi um dos quatro profissionais selecionados pelo Programa Trainee Internacional de Finanças, da empresa Johnson & Johnson. A etapa de seleção contou com cerca de 4,5 mil candidatos.

Pedro ingressou na UFSC no curso de Engenharia Naval, transferindo-se para Engenharia Automotiva em 2019. Durante a graduação, foi membro e líder administrativo da equipe de competição Fórmula CEM, que desenvolve modelos de veículos do tipo Fórmula-SAE, com motores a combustão e elétrico. Também atuou como estagiário na Whirlpool Corporation, empresa na qual foi contratado após o período de estágio.

O processo seletivo durou quase três meses e contou com diversas atividades como testes, dinâmicas, execução de tarefas e entrevistas. Entre os diferenciais de sua formação, que o auxiliaram a vencer cada uma das etapas, Pedro destaca a participação na equipe Fórmula CEM.

Para o formando, este tipo de projeto complementa a capacitação técnica obtida em sala de aula, desenvolvendo competências gerenciais nos participantes, como gestão de pessoas, de projetos e administração financeira. Ele comenta ainda, que tanto na seleção para o estágio, quanto nas entrevistas com diretores da Johnson & Johnson, as experiências extracurriculares que viveu no Fórmula foram valorizadas pelos contratantes.

O professor Modesto Ferrer, coordenador do curso de Engenharia Automotiva, afirma que Pedro sempre buscou conhecer mais das áreas de finanças e gestão durante a faculdade, e destaca que, embora não sejam áreas tradicionais de atuação de engenheiros, a formação deste profissional o prepara para as mais diversas posições no mercado de trabalho.

O novo trainee iniciará agora um programa de treinamento global com duração de dois anos e meio, cujo objetivo é desenvolver os futuros líderes da área de finanças da J&J.

Os participantes terão períodos de trabalho nos diferentes negócios da empresa e conhecerão áreas como Supply Chain, Sales & Marketing, R&D, Reportes Financeiros e Auditoria Interna. Essas rotações proporcionam uma experiência de aprendizados e uma oportunidade para utilizarem suas habilidades de liderança e contribuir com novas perspectivas para mudanças e melhorias de processos na multinacional.

Fonte: UFSC Joinville