Um grupo de pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) está realizando uma força-tarefa para testar a infecção por coronavírus em profissionais de saúde e pacientes do Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC).
O resultado dos testes ajuda a agilizar na tomada de decisões de gestão de pessoas e de leitos hospitalares e embasa melhor a adoção de medidas para combater o avanço da pandemia da Covid-19, além de auxiliar a desafogar o sistema de saúde na testagem da população.
De acordo com a professora do Departamento de Análises Clínicas da UFSC, Maria Luiza Bazzo, que coordena o Laboratório de Biologia Molecular, Microbiologia e Sorologia (LBMMS/CCS/UFSC), que funciona no HU, são cerca de 20 pessoas, entre pesquisadores, professores, profissionais de saúde, técnicos e estudantes de pós-graduação envolvidas nas testagens.
O grupo consegue entregar os resultados dos testes entre 12 e 48 horas. A testagem segue o protocolo do HU-UFSC, os testes são solicitados após avaliação clínica ou de risco de exposição, entre 12 e 24 amostras são testadas diariamente.
A equipe que está à frente destes trabalhos é a mesma que encontrou partículas do novo coronavírus em amostras do esgoto de Florianópolis, em uma pesquisa intitulada: SARS-CoV-2 in human sewage in Santa Catarina, Brazil, November 2019, envolvendo pesquisadores da UFSC, da Universidade de Burgos (Espanha) e da startup BiomeHub.
Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?
Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:
Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito: