Animais sofrem de depressão? O fato deles aparentarem certa tristeza é sinal de doença? Uma matéria da Veja Saúde indica que a resposta é sim!

Ainda que a depressão animal seja diferente do transtorno que acomete os humanos, os bichos também podem sofrer de um distúrbio com sintomas parecidos com os do nosso quadro depressivo. É a síndrome de ansiedade da separação em animais (Sasa).

Estudo da Universidade de Helsinque indica que a Sasa atinge 17% dos cães e também maltrata gatos, pássaros e outros animais.

A síndrome reúne um conjunto de reações que os bichos exibem ao ficar sozinhos ou separados de alguém querido. Seus sinais mais comuns são as vocalizações excessivas, a atitude destrutiva e o comportamento depressivo — ou seja, a depressão em si é mais um sintoma da síndrome.

O que quero dizer com isso? Que o abandono ou devolução de animais adotados os afeta de muitas maneiras. Os pets costumam se entregar totalmente para a relação de troca de afeto com seus tutores e sofrem quando essa convivência é simplesmente cortada de suas vidas.

Adotar um animal é um ato de amor e um comprometimento com seu bem-estar e saúde física e mental. É preciso estar preparado para viver os bons e os maus momentos junto ao bichinho de estimação. Adote, sim, mas com responsabilidade.

Pets disponíveis para adoção

Foto: Divulgação/Prefeitura de Guaramirim

  • Diva - É superativa e brincalhona, tem seis anos e está castrada e microchipada
  • Mingau - Tem 10 meses e está à espera de um lar! Ele está castrado e microchipado

Foto: Divulgação/Prefeitura de Guaramirim

  • Boneco - É calmo, brincalhão e tem muito carinho para dar. Tem por volta de 1 ano e meio de idade, está castrado e microchipado. Ele foi atropelado e teve uma fratura na pelve, porém já fez a cirurgia ortopédica, está recuperado e andando bem
  • Carente - Ele é o mais velhinho, tem 10 anos, mas também está cheio de amor para dar para os seus tutores e merece uma chance. Está castrado e microchipado

Foto: Divulgação/Prefeitura de Guaramirim

  • Laranjinha - Tem 4 meses e por conta da idade não pode ser castrada ainda. Será castrada quando tiver idade para o procedimento, mas já está microchipada e vacinada
  • Snoopy - Pitbull, macho, castrado, com idade de 4 a 5 anos. Requisito: casa murada

Foto: Divulgação/Prefeitura de Guaramirim

  • Caramelo – Chow-chow, macho, castrado, 4 anos
  • Pintado - Macho, castrado e tem 1 ano de idade

Contatos

  • Animais disponíveis junto à Fundação do Meio Ambiente e o setor de Zoonoses de Guaramirim. Interessados em adotar devem ligar para a Clínica Gato Quilate (47 99904-7964) ou na Secretaria de Saúde, no 3373-6255, falar com Jaime ou Tatiana.