Florianópolis terá ações de combate ao trabalho infantil

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Assistência Social, realiza a partir da próxima terça-feira, 15, as ações da campanha de combate ao trabalho infantil.

A equipe vai percorrer praias da Capital e região central para conscientizar a população sobre os prejuízos aos quais, as crianças e adolescentes, estão expostos.

A lei proíbe a inserção de menores de 16 anos no mercado de trabalho, salvo na condição de jovem aprendiz, dos 14 aos 16 anos.

A Assistência Social, vai conscientizar na Lagoa da Conceição, Canasvieiras, Ingleses, Barra da Lagoa, Campeche, Beira-Mar, área próxima ao Mercado Público, Ticen, e calçadão da Avenida Paulo Fontes.

Durante as ações, serão distribuídos materiais alusivos à campanha | Divulgação

Durante as ações serão distribuídos materiais alusivos à campanha, como: folders, agendas e calendários e leques.

Em junho, mês em que é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil (12/06), a secretaria também realizará um evento com seminário, show de talentos e ações de conscientização. Mais informações serão divulgadas em breve.

“Na infância, a criança encontra-se num processo muito importante de desenvolvimento. O que acontece na vida dela pode gerar impactos permanentes. Além disso, aumentam as possibilidades de exposição à violência doméstica e urbana. Esses são apenas alguns dos inúmeros prejuízos sofridos por crianças que são expostas ao trabalho antes de chegar à vida adulta”, explica a secretária de Assistência Social, Maria Cláudia Goulart.

De acordo com um relatório divulgado pela ONU, em junho do ano passado, cerca de 168 milhões de crianças estão trabalhando ao invés de estar em uma sala de aula. Dessas,120 milhões têm entre 5 e 14 anos e 5 milhões estão em condições semelhantes à escravidão.

O mesmo documento estima que, no Brasil, 14% dos jovens entre 15 e 17 anos trabalham e em situação de risco, sendo a agricultura e indústria, os segmentos que mais empregam menores de idade.

Denúncias de trabalho infantil em Florianópolis devem ser feitas pelo número 0800 643 1407. Caso a denúncia não se refira a crianças que residem em Florianópolis, elas devem ser feitas pelo “Disque” 100 ou site www.disque100.gov.br.

 

Confira o cronograma das ações campanha

 

Horário: das 10h às 15h

  • Lagoa da Conceição: terça-feira, 15/01;
  • Canasvieiras: quinta-feira, 17/01;
  • Ingleses: segunda-feira, 21/01;
  • Canasvieiras: quinta-feira, 24/01;
  • Barra da Lagoa: terça-feira, 29/01;
  • Campeche: quarta-feira, 30/01;
  • Mercado Público: terça-feira, 05/02;
  • Ticen: quinta-feira, 07/02;
  • Beira-Mar: terça-feira; 12/02;
  • Calçadão da Avenida Paulo Fontes: quinta-feira, 14/02.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?